Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Moscovo admite dialogar com Kyiv com base na nova realidade territorial

A Rússia admitiu hoje dialogar com a Ucrânia com base nos acordos de Istambul discutidos com Kyiv em março de 2022, desde que tenham em conta "a nova realidade" no terreno.

Moscovo admite dialogar com Kyiv com base na nova realidade territorial
Notícias ao Minuto

13:11 - 12/04/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Pode basear-se, entre outras coisas, nesse documento [de Istambul], mas, desde então, houve muitas mudanças, temos novas regiões inscritas na Constituição, o que não existia há dois anos", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

O porta-voz do Kremlin referia-se às regiões anexadas pela Rússia desde que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Sete meses depois da invasão, em setembro, Moscovo juntou Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia à Península da Crimeia, que já tinha anexado em 2014.

"Portanto, há uma série de novas realidades das quais não se pode abstrair, mas ao mesmo tempo [o acordo de Istambul] pode ser a base para iniciar as negociações", disse Peskov, citado pela agência espanhola EFE.

Peskov lamentou na quinta-feira que a Ucrânia tivesse decidido proibir por decreto qualquer negociação com a Rússia e disse que o Presidente russo, Vladimir Putin, tem expressado repetidamente a vontade de dialogar.

"Mas ainda não vemos nenhuma oportunidade para isso", disse Peskov.

Segundo meios de comunicação social russos independentes, a Turquia propôs um projeto de acordo a Moscovo e Kyiv, que inclui o congelamento das hostilidades e referendos em 2040 nos territórios ucranianos anexados por Moscovo.

A Ucrânia e a generalidade da comunidade internacional não reconhecem a anexação das cinco regiões pela Federação Russa.

Kyiv tem exigido a retirada das tropas russas de todo o território ucraniano, incluindo a Crimeia, como pré-condição para eventuais negociações de paz com Moscovo.

Leia Também: Ucrânia ordena retirada de 182 crianças da região de Kharkhov

Recomendados para si

;
Campo obrigatório