Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 14º MÁX 25º

PM belga anuncia inquério a suspeitas de corrupção russa no PE

O primeiro-ministro belga, Alexandre De Croo, anunciou hoje em Bruxelas um novo inquérito sobre alegada influência e ingerência russa no Parlamento Europeu (PE) e que visa especialmente as eleições europeias entre 06 e 09 de junho.

PM belga anuncia inquério a suspeitas de corrupção russa no PE
Notícias ao Minuto

10:49 - 12/04/24 por Lusa

Mundo Alexandre De Croo

Em causa está, segundo De Croo, uma rede de financiamento de uma "dupla operação de desinformação e ingerência em pleno coração da Europa", descoberta pelas autoridades checas e com as quais a Bélgica colabora.

A desinformação estava a ser propagada online no site 'Voice of Europe' (Voz da Europa) e a ingerência terá tomado a forma de corrupção de eurodeputados por uma organização pró-Moscovo, referiu, sem adiantar pormenores sobre o caso em investigação.

"Não podemos admitir esta ameaça russa entre nós, temos de agir a nível nacional e da UE", sublinhou, numa conferência de imprensa de balanço da primeira metade da presidência belga da UE, que termina em 30 de junho.

Como país onde estão sediadas as instituições da UE, a Bélgica tem "a responsabilidade de defender o direito de todos os cidadãos a um voto livre e seguro".

O chefe do Governo belga considerou que a UE precisa de "mais ferramentas" para lidar com a propaganda e desinformação, sublinhando que levará o tema ao Conselho Europeu informal da próxima semana.

De Croo referiu ainda ter pedido à Eurojust (agência da UE para a cooperação judiciária) que convoque urgentemente uma reunião para debater este assunto, considerando ainda a possibilidade de ampliar os mandatos da Procuradoria Europeia e do OLAF (organismo de luta contra a fraude), se necessário, para agirem contra este fenómeno.

O balanço dos primeiros três meses da presidência indica terem sido concluídos já 67 dossiês legislativos, incluindo os do apoio à Ucrânia.

Leia Também: Milhares de pessoas retiradas no Cazaquistão e Rússia devido a inundações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório