Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

PE pede à Comissão que anule nomeação de eurodeputado alemão conservador

O Parlamento Europeu (PE) pediu hoje à Comissão Europeia que anule a nomeação do eurodeputado conservador alemão Markus Pieper como representante da União Europeia (UE) para as Pequenas e Médias Empresas (PME).

PE pede à Comissão que anule nomeação de eurodeputado alemão conservador
Notícias ao Minuto

11:58 - 11/04/24 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

O PE aprovou uma emenda não vinculativa proposta pelo eurodeputado do grupo dos Verdes Daniel Freund - que questionou a nomeação de um político do CDU, partido conservador alemão a que a presidente do executivo comunitário também pertence --, pedindo a anulação da decisão e a abertura de um novo concurso para o cargo.

Em causa está a escolha do terceiro classificado no concurso em causa e que só fala alemão (uma das três línguas de trabalho na UE), tendo a nomeação sido feita no final de janeiro.

Questionado sobre o voto -- por maioria qualificada de 382 eurodeputados -- no PE, o porta-voz do executivo comunitário, Eric Mamer, referiu na habitual conferência de impresa diária da instituição - que a Comissão seguiu todos os procedimentos corretos no recrutamento de Pieper e tem autonomia institucional para o fazer.

Markus Pieper assume o cargo de alto representante para as PME na próxima semana.

Leia Também: PE dá 'luz verde' à redução das emissões de camiões e autocarros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório