Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Representante da Repórteres sem Fronteiras barrada de entrar em Hong Kong

A Repórteres sem Fronteiras (RSF) declarou que um dos seus representantes teve a sua entrada recusada em Hong Kong, onde pretendia assistir ao processo do empresário pró-democracia Jimmy Lai, que está detido.

Representante da Repórteres sem Fronteiras barrada de entrar em Hong Kong
Notícias ao Minuto

21:40 - 10/04/24 por Lusa

Mundo Hong Kong

A representante da RSF, Aleksandra Bielakowska, baseada em Taipé, teve a entrada negada no aeroporto internacional de Hong Kong, onde pretendia "reunir com jornalistas e seguir uma audiência no processo de Jimmy Lai", segundo a organização não-governamental.

Bielakowska foi "detida durante seis horas, revistada e interrogada (...), antes de ser expulsa do território", especificou-se no texto.

Esta foi a primeira vez que um representante dos RSF teve a entrada recusada no território ou foi detido à chegada a Hong Kong.

A RSF está "consternada por este tratamento inaceitável", declarou Rebecca Vincent, dirigente da organização em comunicado.

"Nunca testemunhámos esforços tão flagrantes das autoridades para se subtraírem ao exame dos processos judiciais", acrescentou.

O caso de Lai, cidadão britânico, suscitou uma larga condenação da comunidade internacional, mas Pequim classificou estas críticas como uma ingerência externa.

O processo de Jimmy Lai, que começou no final de 2023 depois de mais de 1.100 dias de detenção, é considerado um barómetro das liberdades políticas e da independência judicial da antiga colónia britânica.

Em 02 de janeiro, Lai declarou-se não culpado das acusações de "sedição" e de "conluio".

As acusações feitas ao fundador do jornal popular Apple Daily, hoje fechado, estão ligadas a artigos publicados neste título de apoio às manifestações em favor da democracia e críticos dos dirigentes de Pequim.

Jimmy Lai arrisca uma pena de prisão perpétua.

Leia Também: Cinco mortos e 11 feridos em incêndio em Hong Kong

Recomendados para si

;
Campo obrigatório