A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou 15 migrantes - nove homens, três mulheres e três crianças - ao largo do Cabo Gata, a sudoeste de Almería, em Espanha, na sexta-feira.
De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a autoridade deu conta que o alerta foi dado pela aeronave C-295M, da Esquadra 502, da Força Aérea Portuguesa, após ter detetado uma pequena embarcação com 15 pessoas a bordo, a sudoeste de Almeria, durante uma ação de patrulhamento.
"Os militares da Guarda direcionaram de imediato a Lancha de Patrulhamento Costeiro 'Bojador' [da GNR], até à embarcação, que se encontrava à deriva" e deram início à operação de transferência dos migrantes "para bordo da embarcação portuguesa".
Aquando do resgate, os militares verificaram "que os menores se encontravam desidratados, e uma bebé, com cerca de 6 meses, apresentava sinais de hipotermia", pelo que lhe foram prestados os primeiros cuidados médicos a bordo, lê-se ainda.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro, projetou a LPC 'Bojador' na operação 'INDALO 2024', que decorre de 21 de março a 17 de abril de 2024, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia.
O objetivo principal é atuar na vertente da vigilância fronteiriça, controlo de fluxos de imigração irregular, combate à criminalidade transfronteiriça, reforço da cooperação europeia ao nível de Guarda Costeira e apoiar operações de busca e salvamento.
Veja o vídeo do resgate na galeria acima.
Leia Também: Belga detido em Espanha com arma e colete à prova de bala na bagagem