Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

'Droga zombie' em 'vapes' de canábis no Reino Unido. Já houve mortes

Os investigadores alertam que a população mais vasta de pessoas que consomem drogas, para além dos utilizadores de heroína ou fentanil, estará exposta aos perigos da xilazina.

'Droga zombie' em 'vapes' de canábis no Reino Unido. Já houve mortes
Notícias ao Minuto

16:10 - 10/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Um novo estudo do King's College London, publicado esta quarta-feira, revelou que o tranquilizante veterinário xilazina penetrou no mercado de drogas ilícitas do Reino Unido, tendo sido detetado em 'vapes' falsos e imitações de canábis THC.

Os investigadores do estudo, publicado na revista Addiction, revelam que contactaram todos os laboratórios de toxicologia do Reino Unido para recolher provas sobre a deteção de xilazina em amostras biológicas, tendo sido encontrada a presença da droga em dezesseis pessoas, das quais morreram 11. Onze amostras datavam ao verão de 2023.

As descobertas acontecem depois de uma equipa do Programa Nacional sobre Mortes por Abuso de Substâncias ter relatado a morte de um homem de 43 anos de Solihull, West Midlands, em maio de 2022. Esta foi a primeira morte fora América do Norte e a primeira no Reino Unido associada ao uso de xilazina.

Os investigadores alertam que a população mais vasta de pessoas que consomem drogas, para além dos utilizadores de heroína ou fentanil, estará exposta aos perigos da xilazina, uma vez que esta foi detetada em comprimidos falsos de codeína e diazepam (Valium) e até em 'vapes' de canábis de THC.

"Sabemos que a maioria das pessoas que compra heroína não pretende comprar xilazina e esta combinação aumenta o risco de overdose. A xilazina foi designada como uma 'ameaça emergente' para os Estados Unidos e esta ameaça à saúde pública é uma preocupação crescente para o Reino Unido", afirma a Dra. Caroline Copeland, no estudo.

A droga ainda é uma ameaça relativamente nova para a Europa, onde ainda não causou a destruição generalizada observada nos EUA. No entanto, os peritos em drogas da UE já alertaram que a xilazina está a tornar-se cada vez mais comum na Europa Oriental.

Conhecida como 'Tranq Dope', ou ainda 'droga zombie', a combinação inesperada do potente opioide fentanil ou da heroína com o sedativo animal xilazina foi classificada em abril passado como uma "ameaça emergente" pela administração de Joe Biden.

Os efeitos tornam-se assustadores, causando feridas que se assemelham a queimaduras químicas e buracos no corpo de quem as utiliza, multiplicando-se os casos de amputações.

Além disso, abranda a respiração, a frequência cardíaca e a pressão arterial - às vezes para níveis fatais -, deixando quem as consome num estado inanimado, de enorme vulnerabilidade.

Leia Também: Álcool é a substância mais consumida, mas população fuma e a joga mais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório