Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
28º
MIN 17º MÁX 29º

Conferência da Década do Oceano junta a partir de hoje 1.500 em Barcelona

Governos, dirigentes de setores ligados ao mar, organizações não-governamentais, universidades, empresas e sociedade civil debatem de hoje a sexta-feira em Barcelona a sustentabilidade e a ciência aplicada aos oceanos.

Conferência da Década do Oceano junta a partir de hoje 1.500 em Barcelona
Notícias ao Minuto

08:04 - 10/04/24 por Lusa

Mundo Barcelona

Serão cerca de 1.500 participantes na Conferência da Década do Oceano 2024, organizada pela UNESCO, sob o lema "A ciência de que precisamos para o oceano que queremos", com muitas dezenas de eventos paralelos, científicos mas também culturais.

Hoje participam na sessão inaugural, entre outros, o presidente do governo regional, Pere Aragonês, a ministra da Ciência de Espanha, Diana Morant e o príncipe Alberto II do Mónaco, que vai apresentar a expedição "Monaco Explorations" ao Mediterrâneo, uma iniciativa que visa promover o conhecimento, a gestão sustentável e a proteção dos mares.

A partir de hoje e até sexta-feira mais de 40 oradores internacionais e 100 conferencistas participam no evento, que faz parte de uma iniciativa coordenada pela Unesco que estabelece 10 desafios a atingir até 2030 relacionados com a sustentabilidade dos oceanos.

Com base nestes desafios, o encontro terá quatro grandes sessões temáticas, a primeira das quais centra-se na poluição marinha, nos ecossistemas e no nexo oceano-clima.

A segunda sessão vai-se focar na economia sustentável dos oceanos, na alimentação e nas comunidades resilientes, enquanto a terceira sessão será dedicada aos sistemas de observação, previsão e alerta precoce em relação aos oceanos.

A última sessão será sobre o reforço das capacidades na literacia dos oceanos, nos conhecimentos indígenas e locais e no património cultural.

Espera-se que da reunião resultem contribuições para o roteiro previsto até 2030 para a proteção dos mares, com as conclusões a serem levadas para a próxima reunião, que terá lugar na Costa Rica, bem como para outros fóruns da ONU.

A conferência acontece três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e nela vão definir-se prioridades conjuntas para o futuro da década mas também celebrar realizações alcançadas.

Leia Também: Guterres destaca papel de Portugal e de Costa na proteção dos oceanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório