Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 30º

Empresas começam a divulgar dados sobre plástico. Só 21% comunicam riscos

As empresas estão a começar a divulgar dados sobre impactos, riscos e oportunidades relacionadas com os plásticos, mas só 21% das que divulgam dados comunicaram os riscos do plástico nas suas cadeias de valor.

Empresas começam a divulgar dados sobre plástico. Só 21% comunicam riscos
Notícias ao Minuto

18:57 - 09/04/24 por Lusa

Mundo Análise

Os dados fazem parte de uma análise hoje divulgada pela organização internacional CDP ('Disclosure Insight Action' ou 'Carbon Disclosure Project'), uma organização sem fins lucrativos que gere o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões.

A CDP diz no comunicado que milhares de empresas estão atrasadas em relação a medidas fundamentais para combater a poluição por plástico nas suas cadeias de valor, mas a análise mostra também que há mais consciencialização das empresas quanto à sua contribuição para a crise do plástico.

Na quarta ronda das negociações do Tratado Global sobre os Plásticos, que se realiza em Otava (Canadá) no final do mês, está em debate a divulgação obrigatória sobre os plásticos por parte das empresas.

No documento hoje apresentado salienta-se que 43% das empresas (de 3.000) deram um primeiro passo para mapear as origens dos plásticos nas suas cadeias de valor, mas só 21% estavam cientes dos riscos associados às atividades relacionadas com o plástico, e a maior parte (70%) ainda não mapearem os impactos das suas atividades relacionadas com o plástico no ambiente e na saúde humana.

As conclusões surgem das divulgações, pela primeira vez sobre o plástico, de dados de quase 3.000 empresas em 2023, abrangendo todas as regiões e setores, incluindo o alimento e bebidas, com um valor de capitalização de mercado superior a 25 triliões de dólares.

Das empresas que ainda não estão a tomar medidas cerca de metade planeia fazer um levantamento dos impactos e estabelecer objetivos.

Segundo a organização CDP uma maior visibilidade das pegadas de plástico, obtida através da divulgação consistente de dados empresariais, ajudará as empresas a criar estratégias para reduzir a utilização de plásticos e a poluição a eles associada.

A divulgação de dados sobre plástico por parte da CDP foi efetuada em parceria com a Fundação Ellen MacArthur, a 'Pew Charitable Trusts', a Fundação Minderoo e a WWF.

No comunicado a organização assinala que a Europa é responsável por 15% da produção mundial de plástico.

A humanidade produz cerca de 460 milhões de toneladas de plástico por ano. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA, sem medidas urgentes o número triplicará até 2060.

Leia Também: "Resultado da estratégia implementada". Veolia Portugal compra Micronipol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório