Procurar

Jovens portugueses perderam queixa climática, mas ganharam apoio de Greta

Famosa ambientalista sueca posou ao lado dos jovens portugueses que foram hoje ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Jovens portugueses perderam queixa climática, mas ganharam apoio de Greta
Anterior Seguinte
Galeria

8 Fotos

© Getty Images/Frederick FLORIN / AFP

Notícias ao Minuto
09/04/2024 12:12 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

Mundo

Clima

A 27 de setembro do ano passado os seis jovens portugueses foram ouvidos no TEDH, acusando vários Estados de desvalorizarem as alterações climáticas  e exigindo mais ação da sua parte.

Claudia Duarte Agostinho, Martim Duarte Agostinho, Mariana Duarte Agostinho, Sofia dos Santos Oliveira, Andre dos Santos Oliveira e Catarina dos Santos Mota decidiram por isso recorrer aos tribunais contra a inação dos países em relação às alterações climáticas, num caso que teve hoje o seu desfecho.

À entrada para o tribunal europeu, a causa dos jovens portugueses foi apoiada pela famosa ambientalista sueca Greta Thunberg, líder do movimento Greve das Escolas pelo Clima.

A jovem fez questão de se colocar do lado dos portugueses à chegada ao Tribunal, posando para a objetiva ao seu lado, ao mesmo tempo que erguiam cartazes a apelar à ação climática.

Apesar do apoio, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) decidiu não aceitar o caso Duarte Agostinho e outros contra Portugal e outros Estados, dos jovens portugueses que apresentaram queixa contra 32 países - incluindo Portugal - por inação na luta contra o aquecimento global.

Antes de saber do veredito, dois jovens portugueses garantiram que "não vamos parar, independentemente do resultado. Não vamos parar de lutar para forçar os governos a protegerem o nosso futuro das alterações climáticas".

Leia Também: Jovens portugueses sem razão na queixa contra 32 países, diz TEDH

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10