Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

"Deveria ter ouvido". Liz Truss recorda conselho dado por Isabel II

A ex-primeira-ministra britânica recordou que a monarca lhe disse para "controlar o ritmo", quando se encontraram em setembro de 2022.

"Deveria ter ouvido". Liz Truss recorda conselho dado por Isabel II
Notícias ao Minuto

10:24 - 09/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Liz Truss

A ex-primeira-ministra do Reino Unido Liz Truss recordou o conselho que recebeu da rainha Isabel II, quando se encontraram a 6 de setembro de 2022, que lhe disse para "controlar o ritmo". "Deveria ter ouvido", confessou Truss num livro de memórias.

De acordo com o The Guardian, o livro de Liz Truss vai ser publicado nos EUA e no Reino Unido na próxima semana. A obra incide particularmente nos tempos em que foi deputada, ministra e depois primeira-ministra.

Sobre o encontro com a rainha Isabel II, que aconteceu em Balmoral, na Escócia, em setembro de 2022, garantiu que a monarca "parecia ter ficado mais frágil" desde a última vez que tinha estado em público.

"Estivemos cerca de 20 minutos a discutir política”, escreveu Truss. "Estava completamente sintonizada com tudo o que estava a acontecer, além de ser tipicamente perspicaz e espirituosa. No final da nossa conversa, ela avisou-me que ser primeiro-ministro significa ficar incrivelmente envelhecido", contou Liz Truss.

A rainha Isabel II morreu dois dias depois de ter dado posse a Liz Truss, que acabou por ficar "em choque" com a morte da monarca. A mulher ficou na história por ter sido a pessoa que menos tempo ocupou o cargo de primeiro-ministro, tendo renunciado ao cargo quando estava em funções há 45 dias.

"Assumi o cargo num momento de grande instabilidade económica e internacional", afirmou. "Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Por conseguinte, falei com Sua Majestade o Rei para o notificar de que me demito como líder do Partido Conservador", anunciou na altura. 

Leia Também: Rei Carlos III presta homenagem à falecida mãe, a rainha Isabel II

Recomendados para si

;
Campo obrigatório