Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Sismo de magnitude 4,8 atinge costa Este dos EUA (sentido em Nova Iorque)

Sismo foi sentido em Nova Iorque, bem como em Filadélfia e em Boston.

Sismo de magnitude 4,8 atinge costa Este dos EUA (sentido em Nova Iorque)
Notícias ao Minuto

16:01 - 05/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Sismo

Um sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter fez abalar a costa Este dos Estados Unidos, incluindo as cidades de Nova Iorque, Boston e Filadélfia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS)

O tremor foi reportado por vários meios de comunicação social dos Estados Unidos, entre eles a NBC News, causando que vários edifícios tenham tremido nas referidas cidades.

Segundo o USGS, o sismo foi sentido por volta das 10h23 (15h23 em Portugal continental).

"A minha equipa está a avaliar os impactos e quaisquer danos que possam ter ocorrido e iremos atualizar o público ao longo do dia", escreveu a governadora do estado de Nova Iorque,  Kathy Hochul, no X (antigo Twitter).

O sismo teve epicentro perto do município de Lebanon, em Nova Jérsia, registado cerca das 10h20 locais (15h20 em Lisboa). O Corpo de Bombeiros de Nova Iorque declarou não houver relatos iniciais de danos.

Entretanto, multiplicam-se os relatos de moradores da região que sentiram os prédios a abanar e, em algumas zonas da cidade, trabalhadores de escritórios saíram para as ruas por prevenção.

O momento do sismo foi captado pelas câmaras que transmitiam uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Gaza, em Manhattan.

A presidente da organização Save the Children EUA, Janti Soeripto, discursava perante o Conselho quando o abalo foi sentido e o corpo diplomático presente na sala tentou perceber o que estava a acontecer. A representante interrompeu a sua intervenção por alguns segundos.

Mais de meia hora após o abalo, os moradores de Nova Iorque receberam nos telemóveis uma mensagem de alerta das autoridades da cidade sobre o sismo.

"Os residentes são aconselhados a permanecer em casa e ligar para o número de emergência se estiverem feridos", indicava a mensagem.

Moradores em Baltimore, Filadélfia, Connecticut e outras áreas da Costa Leste dos Estados Unidos, pouco habituados a este tipo de fenómenos, também relataram sentir o abalo.

O sismo de hoje fez recordar o terramoto de 23 de agosto de 2011, que foi sentido por dezenas de milhões de pessoas entre o estado norte-americano da Georgia e o Canadá.

Com uma magnitude de 5,8, foi o sismo mais forte a atingir a Costa Leste dos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial. O epicentro foi na Virgínia.

Na altura, o sismo provocou danos materiais no Monumento a Washington, levou à evacuação da Casa Branca (presidência norte-americana) e do Capitólio (sede do Congresso) e abalou a população nova-iorquina, três semanas antes do 10.º aniversário dos ataques terroristas do 11 de Setembro.

[Notícia atualizada às 17h10]

Leia Também: Como por milagre. O momento em que condutores escapam ao sismo em Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório