Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Ministro israelita contra demissão de militares após ataque contra ONG

O ministro da Segurança Nacional israelita, o extremista Itamar Ben Gvir, criticou hoje o Exército pela demissão de dois oficiais na sequência do ataque que matou sete trabalhadores humanitários na Faixa de Gaza.

Ministro israelita contra demissão de militares após ataque contra ONG
Notícias ao Minuto

15:06 - 05/04/24 por Lusa

Mundo Ben Gvir

"A decisão do chefe do Estado-Maior de demitir oficiais superiores equivale a abandonar as tropas no meio de uma guerra", censurou Ben Gvir numa mensagem publicada na sua conta oficial na rede social X.

O ministro, que integra o governo de coligação liderado por Benjamin Netanyahu, insistiu que esta decisão é "um erro grave" e "transmite fraqueza".

Defendeu ainda que, apesar dos "erros de identificação" que podem ser cometidos no decurso de uma guerra, "os soldados são apoiados" e "não julgados num tribunal".

O Exército israelita anunciou hoje a demissão de dois oficiais e repreensões a outros três, incluindo o chefe de operações do Comando Sul, pelo ataque à caravana de veículos da organização humanitária World Central Kitchen (WCK), que matou sete dos seus membros na passada segunda-feira.

Segundo o Exército israelita, o ataque deveu-se a "erro graves" dos militares, ao acreditarem que dois milicianos armados do movimento islamita Hamas estavam integrados na caravana humanitária.

Por seu lado, a organização fundada pelo 'chef' espanhol José Andrés afirmou que as conclusões da investigação israelita "oferecem pouco consolo às famílias das vítimas e à família global da WCK" e exigiu que sejam tomadas melhores e maiores medidas para garantir a segurança dos trabalhadores humanitários.

A organização não-governamental (ONG) pediu ainda a criação de uma comissão de inquérito independente.

A morte dos funcionários da WCK, que presta ajuda alimentar na Faixa de Gaza, gerou uma consternação generalizada, e a União Europeia, Estados Unidos e dezenas de países exigiram

Leia Também: Israel. ONG atacada pede criação de comissão independente de inquérito

explicações de Telavive.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório