Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Senegal tem duas primeiras-damas. Presidente é polígamo

Bassirou Diomaye Faye é adepto da poligamia, tal como um terço das pessoas casadas no Senegal.

Senegal tem duas primeiras-damas. Presidente é polígamo
Notícias ao Minuto

12:01 - 04/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Poligamia

O novo presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, tomou posse na terça-feira, 2 de abril, em Dacar, na presença das suas duas mulheres, sendo aplaudido de pé pela multidão que assistia ao momento.

Tal como um terço das pessoas casadas deste país africano, o chefe de Estado senegalês é adepto da poligamia.

Bassirou é casado com Marie Khone há 15 anos, com quem tem quatro filhos, e com Absa, há cerca de um ano. Perante isto, o Senegal tem agora duas primeiras-damas.

Realça a France Presse que, ao tomar posse acompanhado pelas suas duas mulheres, Bassirou “acenou” aos muçulmanos do país, que são a maioria no Senegal. A poligamia é uma prática tradicional entre os muçulmanos senegaleses, especialmente em zonas rurais.

A poligamia do presidente do Senegal foi intensamente debatida na comunicação social e redes sociais. Contudo, Bassirou sempre se mostrou confortável e até "orgulhoso" da sua situação conjugal.

O Islão permite que os homens tenham até quatro esposas, desde que tenham recursos para as sustentar e passem igual tempo com cada uma delas.

Recorde-se que, apesar fazer parte da cultura de alguns povos, nem todos concordam com esta prática. Muitas mulheres no Senegal, por exemplo, já se demonstraram contra e um relatório do Comité dos Direitos Humanos da ONU já declarou que esta tradição contribuiu para a discriminação contra as mulheres.

Leia Também: Bassirou Diomaye Faye tomou posse como quinto Presidente do Senegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório