Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 24º

Gangues invadem Biblioteca Nacional do Haiti

Elementos dos gangues armados que já controlam uma grande parte de Porto Príncipe, capital do Haiti, invadiram hoje a Biblioteca Nacional do país, disse o diretor da instituição à agência France-Presse.

Gangues invadem Biblioteca Nacional do Haiti
Notícias ao Minuto

21:28 - 03/04/24 por Lusa

Mundo Haiti

"Disseram-me que os bandidos estão a levar o mobiliário e também destruíram o gerador do edifício. Alertei a polícia para uma intervenção rápida. Temos documentos raros, com mais de 200 anos, de grande importância patrimonial que correm o risco de serem queimados ou danificados", revelou Dangelo Néard.

Após alguns dias de relativa acalmia, os gangues retomaram na segunda-feira os ataques em vários pontos da capital.

Na semana passada atacaram e pilharam as instalações da Escola Nacional de Artes e da Escola Normal Superior, duas universidades localizadas na capital.

O país tem sido devastado durante décadas pela pobreza, desastres naturais, instabilidade política e violência de gangues.

Desde finais de fevereiro, poderosos gangues do Haiti uniram esforços para atacar esquadras de polícia, prisões, o aeroporto e o porto marítimo, mergulhando o país no caos e forçando a saída do primeiro-ministro, Ariel Henry, que renunciou em 11 de março para dar lugar a um conselho de transição.

Mais de três semanas depois, a formação do conselho ainda não foi concluída, devido a divergências entre os partidos políticos e outras partes interessadas que deveriam nomear o próximo primeiro-ministro e dúvidas sobre a própria legalidade de tal organismo.

Leia Também: Haiti. Mais de 50.000 pessoas fugiram da violência de gangues na capital

Recomendados para si

;
Campo obrigatório