Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 24º

UE adota declaração sobre ciclismo que prevê criação de ciclovias seguras

A União Europeia adotou hoje a declaração sobre o ciclismo como "meio de transporte sustentável, acessível e económico", que prevê a criação de ciclovias seguras nas cidades, tendo em vista a redução das emissões de gases poluentes pelos transportes.

UE adota declaração sobre ciclismo que prevê criação de ciclovias seguras
Notícias ao Minuto

13:30 - 03/04/24 por Lusa

Mundo União Europeia

A Declaração Europeia sobre o Ciclismo foi hoje assinada pela comissária dos Transportes, Adina Valean, e pela presidente do comité dos Transportes do Parlamento Europeu, Karima Deli.

Esta cerimónia decorreu à margem do Conselho Europeu dos Transportes.

"Reconhecemos os inúmeros benefícios do ciclismo: reduz a poluição, alivia o trânsito urbano e promove estilos de vida mais saudáveis. Adotar a utilização de uma bicicleta está em consonância com a estratégia da União Europeia", afirmou Valean.

Num comunicado divulgado após a assinatura, a Comissão Europeia detalhou que este documento reconhece as bicicletas como um "meio de transporte sustentável, acessível e económico, com forte valor acrescentado para a economia da União Europeia".

A declaração inclui compromissos como a criação de redes cicláveis seguras nas cidades, melhores ligações aos transportes públicos, espaços de estacionamento e pontos de carregamento para bicicletas elétricas.

O documento hoje assinado em Bruxelas surge em resposta a uma proposta da Comissão Europeia, datada de outubro de 2023, e aos pedidos do Parlamento Europeu e dos Estados-membros.

Leia Também: Solução para ciclovia da Avenida de Berna será implementada este ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório