Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Cerca de mil pessoas retidas numa região montanhosa de Taiwan após sismo

Cerca de mil pessoas ficaram retidas hoje nas montanhas do Parque Nacional Taroko, em Hualien, no sudeste de Taiwan, após o sismo de magnitude 7,4 que atingiu a ilha, divulgou a agência de notícias CNA.

Cerca de mil pessoas retidas numa região montanhosa de Taiwan após sismo
Notícias ao Minuto

10:16 - 03/04/24 por Lusa

Mundo Taiwan

De acordo com estimativas das autoridades do parque, pelo menos 654 pessoas, incluindo turistas e funcionários, estavam em Taroko no momento do terramoto e várias centenas entraram no parque mais tarde, elevando o número de pessoas para cerca de mil.

Depois de estabelecer um centro de emergência, o Parque Nacional Taroko está a contactar as equipas de montanhismo no local, embora ainda não tenha determinado o número exato de pessoas que entraram na montanha durante o dia, referiu a CNA.

O parque permanecerá encerrado até 07 de abril e os seus responsáveis pediram aos visitantes que evitem áreas que foram atingidas pelo sismo.

Pelo menos sete pessoas morreram e 711 ficaram feridas, segundo um balanço provisório das vítimas do terramoto de magnitude 7,4 na escala de Richter que atingiu hoje a costa de Taiwan, indicou a autoridade de proteção civil.

O terramoto, o mais forte a atingir a ilha nos últimos 25 anos, ocorreu pelas 09h00 (01h00 em Lisboa), com o epicentro situado perto de Hualien, a uma profundidade de 15,5 quilómetros, indicou o Centro Sismológico da China.

A magnitude do terramoto submarino foi ainda estimada em 7,5 pela Agência Meteorológica do Japão (JMA), 7,4 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e 7,2 pela Agência Meteorológica de Taiwan (CWA).

Leia Também: Eis as imagens (assustadoras) da destruição causada por sismo em Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório