Embaixador da Colômbia regressa à Argentina após crise diplomática

O embaixador da Colômbia anunciou que vai regressar a Buenos Aires no sábado, encerrando assim uma crise diplomática causada por insultos do Presidente argentino, Javier Milei, ao homólogo colombiano, Gustavo Petro.

Colombia orders expulsion of Argentine diplomats for Milei's offenses against Petro

© Lusa

Lusa
03/04/2024 07:17 ‧ 03/04/2024 por Lusa

Mundo

Argentina

Camilo Romero, que foi chamado a Bogotá para consultas em janeiro, reuniu-se na terça-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros colombiano, Luis Gilberto Murillo, e no final do encontro anunciou o regresso à capital argentina.

"Continuamos com a tarefa de construir um novo momento nas relações com a Argentina", disse o embaixador, na rede social X (antigo Twitter).

Romero disse que os dois países estão também a trabalhar para coordenar a visita à Colômbia da ministra dos Negócios Estrangeiros argentina, Diana Mondino, anunciada no domingo, num comunicado conjunto.

"Trata-se, apesar das diferenças válidas, de virar a página para o bem dos cidadãos e continuar a fortalecer uma história comum de 201 anos como povos irmãos", acrescentou o diplomata.

O Governo da Colômbia ordenou, a 27 de março, a expulsão de diplomatas da embaixada da Argentina em Bogotá, algo que acabou por não se concretizar.

Isto depois de, numa entrevista concedida ao canal em espanhol da estação televisiva norte-americana CNN, o ultraliberal Milei ter chamado "assassino terrorista" a Petro, político de esquerda, que pertenceu ao movimento guerrilheiro M-19 quando era jovem.

Leia Também: Colômbia ordena expulsão de diplomatas argentinos após ofensas de Milei

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas