Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 28º

Presidente do Senegal nomeia opositor como primeiro-ministro do país

O Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, nomeou primeiro-ministro Ousmane Sonko, opositor excluído das presidenciais, no que foi visto como uma tentativa do então governo de Macky Sall de silenciar as vozes da oposição.

Presidente do Senegal nomeia opositor como primeiro-ministro do país
Notícias ao Minuto

06:38 - 03/04/24 por Lusa

Mundo Senegal

"Ousmane Sonko é nomeado primeiro-ministro", de acordo com o decreto lido pelo secretário-geral da Presidência da República senegalesa, Oumar Samba Bâ, na televisão estatal RTS na terça-feira.

"Aprecio a importância da confiança depositada em mim", disse Sonko à RTS.

Sonko, de 49 anos, que propôs a candidatura de Faye depois de a sua ter sido invalidada, anunciou que um novo governo será formado "nas próximas horas".

Horas antes, Faye tinha sido empossado como Presidente, numa cerimónia que contou com a presença de outros líderes da região, e na qual jurou "cumprir fielmente" as funções e "observar escrupulosamente as disposições da Constituição e das leis", bem como "defender as instituições, a integridade do território e a independência" do país.

Bassirou Diomaye Faye é o quinto Presidente do Senegal desde que o país se tornou independente de França em 1960, substituindo no cargo Macky Sall, que completou o segundo e último mandato permitido pela Constituição.

A transferência de poder entre Sall e Faye em resultado de eleições é a terceira na história do Senegal e marca o fim de um braço de ferro de três anos entre o chefe de Estado cessante e a dupla vencedora das presidenciais de 24 de março: Faye e Sonko.

Leia Também: Bassirou Diomaye Faye tomou posse como quinto Presidente do Senegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório