Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 24º

Pearl Harbor. Morreu o último sobrevivente do ataque ao USS Arizona

Lou Conter tinha 102 anos e sobreviveu ao bombardeamento contra o navio de guerra USS Arizona, no ataque a Pearl Harbor.

Pearl Harbor. Morreu o último sobrevivente do ataque ao USS Arizona
Notícias ao Minuto

16:31 - 02/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Morreu, na segunda-feira, aos 102 anos, Lou Conter, o último sobrevivente do bombardeamento japonês ao navio de guerra USS Arizona, no ataque a Pearl Harbor, na ilha havaiana de Oahu, e que levou à entrada formal dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

O homem, que serviu durante três décadas na Marinha dos Estados Unidos, morreu em casa em Grass Valley, Califórnia, rodeado de familiares, segundo informou a filha Louann Daley, de acordo com o New York Post.

Conter foi um dos 335 oficiais da Marinha que sobreviveram ao ataque de 7 de dezembro de 1941.  O homem, que que se alistou aos 18 anos, falou sobre o ataque várias vezes ao longo da sua vida, nomeadamente na autobiografia 'The Lou Conter Story'. 

O USS Arizona está hoje no fundo do porto, onde afundou logo após ser atingido por duas bombas. O couraçado perdeu 1.177 marinheiros e fuzileiros navais, incluindo mais de 900 que permanecem sepultados a bordo.

No total, mais de 2.300 soldados norte-americanos morreram no ataque aéreo e submarino dos japoneses a Pearl Harbor. Outros navios de guerra afundaram-se ou sofreram danos significativos durante o bombardeamento.

Conter reformou-se da Marinha em 1967, após 28 anos de serviço, e ao longo dos anos era presença assídua nas cerimónias de homenagem, realizadas, anualmente, a 7 de dezembro.

O veterano, nascido no Wisconsin e criado no Colorado, será enterrado ao lado da sua falecida esposa, Valerie, em Grass Valley.

Com a morte de Conter, restam apenas 19 sobreviventes do ataque a Pearl Habor, segundo a organização Sons and Daughters of Pearl Harbor Survivors.

Leia Também: EUA reforçam apoio a Rutte para secretário-geral da NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório