Nove crianças morreram em explosão de mina terrestre no Afeganistão

Nove crianças morreram no sudeste do Afeganistão na sequência da explosão de uma mina militar terrestre, ativa desde os anos 1980, anunciou hoje um responsável da província de Ghazni.

Notícia

© Reuters

Lusa
01/04/2024 10:23 ‧ 01/04/2024 por Lusa

Mundo

Afeganistão

"Nove crianças foram mortas no domingo (...) pela explosão de uma mina com que estavam a brincar e que remonta à invasão russa (ex-União Soviética)", disse à France Presse o chefe do Departamento de Informação e Cultura provincial, Hamidullah Nisar.

A polícia de Ghazni declarou em comunicado que as crianças mortas no distrito de Geru eram cinco raparigas e quatro rapazes, com idades entre os 4 e os 10 anos.

Também no domingo, outra criança foi morta na província ocidental de Herat quando uma munição explodiu, ferindo outras cinco, anunciou a polícia nas redes sociais.

Os acidentes mortais com engenhos explosivos são frequentes no Afeganistão, cujo território foi devastado por mais de 40 anos de guerras.

O Exército soviético invadiu o Afeganistão em dezembro de 1979, tendo-se retirado em fevereiro de 1989, no final de um conflito extremamente mortífero que durou nove anos.

Após o regresso dos Talibãs ao poder em agosto de 2021, milhões de afegãos puderam regressar às aldeias e campos mas as minas terrestres e as munições não deflagradas continuam a mutilar e a matar, sobretudo crianças.

Leia Também: Governo dos talibãs confirma que há dois americanos presos no Afeganistão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas