Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Onda de frio causa morte de quase 10% do gado da Mongólia

A Autoridade Geral de Emergência da Mongólia indicou hoje que cerca de 5,9 milhões de animais morreram devido a condições meteorológicas adversas durante o inverno, o que corresponde a 9,2% do gado total do país.

Onda de frio causa morte de quase 10% do gado da Mongólia
Notícias ao Minuto

09:19 - 01/04/24 por Lusa

Mundo Mongólia

A situação é particularmente grave nas províncias onde o fenómeno conhecido como "dzud" -- uma forte onda de frio e neve que impede o gado a ter acesso às pastagens -- tem causado estragos, informou a autoridade na sua conta oficial do Facebook.

O secretário-geral da instituição informou que cerca de 12.500 famílias de pastores tentam manter vivos 5,2 milhões de animais nos 20 distritos -- de um total de 330 em que o país está dividido -- que se encontram em situação de emergência.

Em resposta à crise, foram arrecadados 3,5 mil milhões de tugriks (cerca de 950 mil euros) em dinheiro e 888 milhões de tugriks (240 mil euros) em bens e materiais, disse.

Estão em curso esforços para distribuir estes recursos às pessoas afetadas, embora a "atribuição dos fundos angariados ainda não tenha começado", referiu.

A pecuária é um dos eixos da economia da Mongólia, que procura multiplicar as suas exportações de produtos de origem animal no curto prazo para países como a China ou a Rússia, a fim de reduzir a sua dependência dos rendimentos das operações mineiras.

Leia Também: Acidente de autocarro causa 14 mortos e 37 feridos no norte da China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório