Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

EUA querem trabalhar na promoção da "paz" com Autoridade Palestiniana

Os Estados Unidos saudaram o novo governo da Autoridade Palestiniana, com o qual esperam trabalhar na promoção da "paz, segurança e prosperidade".

EUA querem trabalhar na promoção da "paz" com Autoridade Palestiniana
Notícias ao Minuto

06:15 - 30/03/24 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Os Estados Unidos esperam trabalhar com o novo gabinete para promover a paz, a segurança e a prosperidade e vão colaborar com este novo governo para implementar reformas credíveis", disse o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Matthew Miller, num comunicado divulgado na sexta-feira.

O primeiro-ministro palestiniano, o economista Mohamad Mustafa, apresentou na quinta-feira a Abbas um executivo que integra 24 ministros, incluindo quatro mulheres, e no qual vai ocupar também a pasta dos Negócios Estrangeiros.

O novo governo, já aprovado pelo Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, será empossado no domingo, informou a agência oficial de notícias palestiniana Wafa.

A prioridade do novo governo palestiniano será a situação na Faixa de Gaza, um plano para aumentar o acesso humanitário e a reconstrução do enclave, bem como a criação de uma Autoridade Palestiniana mais estável, acrescentou a Wafa.

"Uma Autoridade Palestiniana revitalizada é essencial para alcançar resultados para o povo palestiniano tanto na Cisjordânia como em Gaza e estabelecer as condições para a estabilidade em toda a região", afirmou Miller.

Criada em 1994, no âmbito dos Acordos de Oslo entre a Organização de Libertação da Palestina (OLP) e Israel, a Autoridade Palestiniana governa a Cisjordânia, enquanto o Movimento de Resistência Islâmica Hamas está no poder na Faixa de Gaza desde 2007.

Leia Também: A. Palestiniana forma novo governo e PM acumula com chefia da diplomacia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório