Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Crocus. Rússia diz que atacantes têm ligação a "nacionalistas ucranianos"

O último balanço dá conta de que morreram 143 pessoas.

Crocus. Rússia diz que atacantes têm ligação a "nacionalistas ucranianos"
Notícias ao Minuto

15:59 - 28/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Ataque em Moscovo

O Comité de Investigação da Rússia disse, esta quinta-feira, que tinha descoberto provas de que os responsáveis pelo ataque a uma sala de espetáculos em Moscovo tinham ligações a "nacionalistas ucranianos".

"Os investigadores têm informações que confirmam que os autores do ataque receberam grandes somas de dinheiro e criptomoedas da Ucrânia, que foram usadas na preparação deste crime", explicaram os responsáveis.

O ataque, ocorrido na sexta-feira à noite, foi reivindicado pela organização 'jihadista' Estado Islâmico, mas as autoridades russas têm vindo a insistir na pista ucraniana.

Segundo o balanço mais recente, o ataque, que aconteceu a semana passada no Crocus City Hall, em Moscovo, fez pelo menos 143 mortos.

"O trabalho com os terroristas detidos, o exame dos dispositivos técnicos que lhes foram apreendidos e a análise das informações sobre as transações financeiras permitiram obter provas das suas ligações com os nacionalistas ucranianos", detalhou ainda o comité.

Os investigadores russos anunciaram ainda que um novo suspeito "envolvido no sistema de financiamento do terrorismo foi identificado e detido".

Acrescentaram que vão requerer ao tribunal a prisão preventiva do suspeito, segundo a agência espanhola EFE.

A justiça já colocou em prisão preventiva oito suspeitos de envolvimento no atentado, incluindo os quatro acusados de terem concretizado o ataque. Os suspeitos foram acusados de terrorismo e poderão ser condenados a prisão perpétua.

Leia Também: Rússia bloqueia 11 canais do Telegram após ataque terrorista em Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório