Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Polónia anuncia operação contra rede de espionagem russa na Europa

Os serviços de contraespionagem polacos ABW estão hoje a realizar uma operação contra uma rede de espionagem russa em coordenação com instituições de outros países da União Europeia (UE).

Polónia anuncia operação contra rede de espionagem russa na Europa
Notícias ao Minuto

13:01 - 28/03/24 por Lusa

Mundo Espionagem

"A ABW está a agir como parte de uma investigação sobre atividades de espionagem realizadas em nome da Rússia contra Estados e instituições da União Europeia", escreveu o porta-voz dos serviços especiais polacos, Jacek Dobrzynski, na rede social X.

Durante a operação, a ABW realizou buscas em Varsóvia e Tychy (Sul) na quarta-feira e "interrogou pessoas".

A operação resulta da cooperação entre a ABW e vários serviços europeus, nomeadamente checos, tendo Praga anunciado quarta-feira uma operação semelhante.

O objetivo da rede visada pela operação era "alcançar os objetivos de política externa do Kremlin, em particular enfraquecer a posição da Polónia na cena internacional, desacreditar a Ucrânia e a imagem das instituições da União Europeia", escreve ABW num comunicado de imprensa.

Estes objetivos deveriam ser alcançados através de um 'website' pró-Rússia intitulado "voice-of-europe.eu".

A operação da ABW é também o resultado de uma acusação, em janeiro, de um polaco suspeito de espionar para os serviços secretos russos, indicou ainda a instituição.

"O homem, infiltrado entre parlamentares polacos e europeus, executou tarefas encomendadas e financiadas por colaboradores dos serviços de inteligência russos", nomeadamente atividades de propaganda, desinformação e provocação política, destinadas a "construir zonas de influência russas na Europa".

A identidade do homem não foi revelada.

Leia Também: Norte-americano acusado de espionagem completa um ano preso na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório