Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Urso que feriu cinco pessoas na Eslováquia foi morto a tiro

O animal feriu cinco pessoas no centro da cidade turística de Liptovsky Mikulas.

Urso que feriu cinco pessoas na Eslováquia foi morto a tiro
Notícias ao Minuto

11:57 - 28/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Eslováquia

O urso que feriu cinco pessoas em meados de março no centro de uma cidade turística da Eslováquia foi morto a tiro, anunciou esta quarta-feira o governo, que declarou estado de emergência na sequência deste ataque.

“O urso que feriu cinco pessoas em Liptovsky Mikulas foi baleado com sucesso ontem... Um drone biométrico foi usado para identificá-lo”, anunciou o ministro do Meio Ambiente, Tomas Taraba, nas suas redes sociais, enquanto a oposição argumenta que as autoridades atacaram o animal errado.

Os ataques de ursos estão a aumentar no país da Europa Central, com 20 incidentes registados no ano passado, em comparação com apenas oito em 2021, segundo dados do Ministério do Ambiente eslovaco.

Em março, uma mulher da Bielorrússia morreu na sequência de outro ataque de urso no mesmo distrito de Liptovsky Mikulas, uma cidade no centro da Eslováquia, no sopé das Montanhas Tatra e perto de populares estâncias de esqui.

Bratislava adotou na quarta-feira um projeto de lei que visa combater os ataques de ursos em áreas urbanas, estabelecendo um perímetro de segurança a 500 metros da sua entrada, no qual qualquer urso que entre poderá ser baleado, avançou Tomas Taraba.

Por sua vez, na segunda-feira, o ministro eslovaco do Ambiente, com os seus homólogos romeno e finlandês, apelaram a Bruxelas para que formulasse uma solução europeia sobre este assunto, segundo a agência noticiosa TASR.

Leia Também: O vídeo que mostra a incrível (e improvável) amizade de criança e corvo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório