Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Tudo o que se sabe sobre o colapso em Baltimore (e as imagens)

Continuam as buscas por pessoas que terão caído à água.

Notícias ao Minuto

15:42 - 26/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Baltimore

As autoridades continuam a procurar por seis pessoas desaparecidas após um navio bater num pilar da Key Bridge de Baltimore, nos EUA, causando o seu colapso. 

Após horas de buscas, Jeffrey Pritzker, vice-presidente executivo da Brawner Builders, confirmou à NBC News, que os desaparecidos estão presumivelmente mortos. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

O acidente aconteceu pelas 1h30 (5h30 em Lisboa) e as autoridades continuam a trabalhar para estabelecer exatamente como tudo ocorreu.

O governador de Maryland, Wes Moore, revelou que a tripulação do navio emitiu um alerta 'mayday' antes de colidir com a ponte, mas não está claro exatamente a que horas o terá feito. 

Eis a cronologia (com horário local)

1h24: As luzes do navio porta-contentores DALI começam a piscar enquanto este desce o rio, conforme o vídeo do embate.

1h26: O navio começa a mudar de curso em direção ao pilar da Key Bridge, revela uma análise da CNN.

1h26 a 1h27: As luzes do navio continuam a acender e a apagar.

1h27: O navio atinge a ponte, causando o seu colapso rapidamente.

1h40: Os serviços de emergência começam a receber chamadas com relatos e pedidos de socorro. 

01h50: A primeira unidade de bombeiros chega ao local e relata o colapso total da Key Bridge, segundo o chefe da corporação. 

Informações contraditórias sobre vítimas

Paul Wiedfeld, secretário do Departamento de Transportes de Maryland, afirmou que as equipas de emergência ainda procuram seis pessoas na água, acreditando-se que farão parte da equipa de construção que realizava obras na ponte no momento do embate. 

Note-se que inicialmente estavam desaparecidas 8 pessoas, tendo sido resgatadas duas. Uma delas está hospitalizada em estado grave, enquanto a outra não precisou de tratamento. 

Wiedfeld disse ainda não acreditar que haja alguém na água que estivesse num veículo quando a ponte desabou. "Acreditamos que seja apenas a equipa de construção", respondeu o secretário de transportes aos jornalistas. 

Contudo, o chefe dos bombeiros da cidade de Baltimore, James Wallace, disse à CNN Internacional que por meio de tecnologia de sonar infravermelho encontraram três veículos de passageiros, um camião e um quinto veículo submerso na água.

Navio lançou Mayday e largou âncoras

O governador do estado do Maryland Wes Moore revelou que o navio emitiu um alerta 'mayday' antes de colidir com a ponte, o que permitiu às autoridades interromper o trânsito no local.

“Estamos agradecidos de que entre o aviso e o colapso tenhamos tido responsáveis que foram capazes de interromper o fluxo de mais carros que não estavam na ponte”, acrescentou. 

O navio Dali terá ainda lançado âncoras como parte do procedimento de emergência antes de colidir com a ponte Francis Scott Key, informou a Autoridade Portuária de Singapura. 

Singapura, onde o navio foi registado, iniciará investigação 

Em comunicado, a Autoridade Marítima e Portuária de Singapura (MPA) anunciou que iniciará uma investigação sobre o navio porta-contentores Dali e o colapso da ponte em Baltimore.

A MPA referiu ainda estar em contacto com a Guarda Costeira dos EUA e "fornecerá total cooperação".

Navio já se tinha envolvido em colisão na Bélgica

O mesmo navio que embateu na Key Bridge de Baltimore, esta terça-feira, esteve também envolvido numa colisão ao sair do porto de Antuérpia, na Bélgica, em 2016.

De acordo com o Vessel Finder e citado pelo The Guardian, o Dali - um cargueiro de 290 metros com capacidade para 10.000 contentores - estava a sair do terminal de contentores de Antuérpia, na Bélgica, em direção a Bremerhaven, na Alemanha.

Ao fazê-lo, a sua proa terá oscilado, fazendo com que a popa raspasse o lado do cais, danificando significativamente vários metros do casco.

O navio terá sido retido pelas autoridades e atracado em Deurganckdok, na Bélgica. Não se registaram feridos.

[Notícia atualizada às 22h43]

Leia Também: Navio que fez cair ponte em Baltimore avisou que tinha problema elétrico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório