Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Conselho da Europa. Três candidatos concorrem a cargo de secretário-geral

O belga Didier Reynders, atual comissário europeu da Justiça, o suíço Alain Berset e o estónio Indrek Saar são os três candidatos oficiais ao cargo de secretário-geral do Conselho da Europa, anunciou hoje a organização.

Conselho da Europa. Três candidatos concorrem a cargo de secretário-geral
Notícias ao Minuto

19:57 - 25/03/24 por Lusa

Mundo Conselho da Europa

O Comité de Ministros, o mais alto órgão decisório do Conselho da Europa, comunicou hoje formalmente à Assembleia Parlamentar os nomes dos três candidatos.

A Assembleia procederá à eleição na reunião que realizará entre 24 e 28 de junho em Estrasburgo, França, de modo a que o próximo secretário-geral assuma o cargo a 18 de setembro, indicou a organização num comunicado.

Didier Reynders, um liberal belga francófono de 65 anos, é comissário europeu desde dezembro de 2019, depois de durante os anteriores 20 anos ter ocupado diversas pastas ministeriais no seu país (Finanças, Negócios Estrangeiros e Defesa). Foi também vice-primeiro-ministro entre 2004 e 2019.

Nos últimos meses, desempenhou o papel de mediador entre o Governo espanhol e o principal partido da oposição (o conservador Partido Popular, PP) para tentar alcançar um acordo sobre a renovação do Conselho-Geral do Poder Judicial.

Indrek Saar, social-democrata estónio de 51 anos, é atualmente deputado nacional, foi presidente e secretário-geral do seu partido e ministro da Cultura.

Foi, além disso, em três ocasiões membro da delegação da Estónia na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Alain Berset, um socialista suíço prestes a completar 52 anos, foi presidente do Conselho Federal da Suíça em 2023, vice-presidente em 2022 e membro do Conselho Federal entre 2011 e 2023.

O candidato eleito substituirá a croata Marija Pejcinovic, que ocupa o cargo de secretária-geral do Conselho da Europa desde setembro de 2019.

Leia Também: Conselho da Europa regista danos da invasão na Ucrânia para indemnizações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório