Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Quatros mortos devido a fortes chuvas na capital do Quénia

Pelo menos quatro pessoas morreram devido às fortes chuvas, que caíram no domingo à noite em Nairobi, incluindo um polícia que tentava resgatar uma família, disse o chefe da polícia local, Adamson Bungei.

Quatros mortos devido a fortes chuvas na capital do Quénia
Notícias ao Minuto

13:28 - 25/03/24 por Lusa

Mundo Quénia

Segundo relatos, o agente desaparecido, juntamente com os seus colegas da esquadra de polícia de Kamukunji, na zona centro-oriental da cidade, conseguiu salvar a família, mas quando estavam a sair da casa, acabou por ser arrastado pela água.

O seu corpo ainda não foi encontrado, enquanto três outras pessoas, em incidentes separados, foram arrastadas pelas águas nas zonas de Gigiri, Dagoretti e Buruburu.

Chuvas torrenciais surpreenderam a capital no domingo, após a falta de precipitação que a cidade tem registado nos últimos meses.

Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver parte de uma das principais autoestradas de Nairobi completamente inundada, bem como muitas das ruas da cidade intransitáveis.

As casas perto de rios e esgotos da cidade também ficaram inundadas, tendo sido enviados serviços de emergência para ajudar as pessoas afetadas.

Este incidente ocorre depois de no final do ano passado o fenómeno meteorológico El Niño, ter provocado inundações repentinas que mataram mais de 170 pessoas, bem como inundações em planícies baixas, transbordamento de rios, deslizamentos de terras, perda de gado e destruição de culturas e infraestruturas no país.

O El Niño é uma alteração da dinâmica atmosférica provocada por um aumento da temperatura do Oceano Pacífico.

Estas inundações vieram na sequência da pior seca no Corno de África das últimas quatro décadas, uma escassez de água que deixou a Somália à beira da fome e 6,6 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar aguda, segundo a ONU.

Leia Também: Países da ONU comprometem-se com pacto contra plástico ainda este ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório