Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Míssil russo viola espaço aéreo polaco durante cerca de 40 segundos

Um míssil de cruzeiro russo lançado contra a Ucrânia violou o espaço aéreo da Polónia durante cerca de 40 segundos, informou hoje o exército polaco.

Míssil russo viola espaço aéreo polaco durante cerca de 40 segundos
Notícias ao Minuto

09:13 - 24/03/24 por Lusa

Mundo Polónia

Durante cerca de 40 segundos, "o espaço aéreo polaco foi violado por um dos mísseis de cruzeiro lançados esta noite pela aviação (...) da Federação Russa", indicou o comando operacional das forças armadas, através da rede social X, antigo Twitter.

"O objeto voou no espaço polaco à altura da aldeia de Oserdow (este) e aí permaneceu durante 39 segundos", acrescentou, sublinhando que o míssil foi observado pelos radares militares durante toda a duração do voo.

"O exército polaco está constantemente a monitorizar a situação no território ucraniano e permanece em estado de alerta permanente para garantir a segurança do espaço aéreo polaco", acrescentou o exército.

Na sequência deste incidente "foram ativados todos os procedimentos necessários para garantir a segurança do espaço aéreo polaco. A aviação polaca e aliada, entre outras, foram ativadas", adiantou também o comando operacional das formas armadas, no seu comunicado, citado pela AFP.

Um outro incidente semelhante a este aconteceu em dezembro quando um míssil russo entrou no espaço aéreo polaco e o abandonou "alguns minutos depois em direção à Ucrânia".

Em novembro de 2022 um míssil ucraniano caiu na aldeia polaca de Przewodow, perto da fronteira com a Ucrânia, matando dois civis.

Leia Também: Homenagens às vítimas do atentado na Rússia multiplicam-se. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório