Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Suspeitos ficam em preventiva; França em alerta máximo

Acompanhe AO MINUTO os últimos acontecimentos sobre o ataque em Moscovo, na Rússia.

AO MINUTO: Suspeitos ficam em preventiva; França em alerta máximo
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/03/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Ataque em Moscovo

Depois de, inicialmente, ter desejado a "rápida recuperação" das vítimas do atentado terrorista cometido na sexta-feira numa sala de concertos de Moscovo, o presidente russo, Vladimir Putin, dirigiu-se à nação, no sábado, tendo assegurado que "todos os autores, organizadores e aqueles que cometeram este crime receberão uma punição bem merecida e inevitável".

Antes, o Kremlin anunciou que 11 pessoas suspeitas de terem estado envolvidas no ataque foram detidas. Dois dos suspeitos terão intercetados após uma perseguição de carro, na região de Bryansk, enquanto outros teriam fugido a pé para uma floresta nas proximidades. 

Entretanto, as autoridades russas já terão começado o processo de identificação das vítimas mortais, que são mais de uma centena. 

Fim de cobertura

Marta Amorim | há 1 mês

Termina por hoje o acompanhamento do atentado terrorista em Moscovo. Obrigada por ter estado desse lado. 

Quatro suspeitos do ataque em Moscovo colocados em prisão preventiva

Lusa | há 1 mês

Os quatro presumíveis atacantes a uma sala de concertos nos arredores de Moscovo que provocou pelo menos 182 mortos foram hoje condenados a prisão preventiva por dois meses, deliberou um tribunal da capital russa.

Três destes quatro homens, de acordo com a Associated Press, admitiram a culpa em tribunal.

Quatro suspeitos do ataque em Moscovo colocados em prisão preventiva

Os quatro presumíveis atacantes a uma sala de concertos nos arredores de Moscovo que provocou pelo menos 182 mortos foram hoje condenados a prisão preventiva por dois meses, deliberou um tribunal da capital russa.

Lusa | 22:44 - 24/03/2024

França aumenta nível de ameaça de terrorismo

José Miguel Pires | há 1 mês

O primeiro-ministro francês anunciou que a França vai aumentar o nível de ameaça de terrorismo, na sequência do atentado terrorista que atingiu Moscovo, na Rússia, na sexta-feira.

"Na sequência do ataque em Moscovo, o concelho de defesa e segurança reuniu-se", escreveu Gabriel Attal no X (antigo Twitter).

"Dada a reivindicação de responsabilidade do Estado Islâmico pelo ataque e as ameaças que pesam sobre o nosso país, decidimos elevar o nível de ameaça ao seu nível mais alto: emergência de ataque", lê-se.

Dois suspeitos do ataque acusados. Tribunal divulga nomes

Marta Amorim | há 1 mês

O tribunal distrital de Basmanny, em Moscovo, nomeou dois dos suspeitos do ataque. 

Os seus nome são Dalerdzhon Barotovich Mirzoyev  e Saidakrami Murodali Rachabalizoda.

O meio de comunicação estatal russo TASS avança que foram acusados, sem contudo fornecer mais detalhes.

Notícias ao Minuto © OLGA MALTSEVA/AFP via Getty Images

  Notícias ao Minuto © OLGA MALTSEVA/AFP via Getty Images      

Suspeitos de ataque chegam ao tribunal de Moscovo

Marta Amorim | há 1 mês

Os suspeitos do ataque à sala de concertos na Rússia chegaram a um tribunal distrital de Moscovo. Um dos suspeitos foi levado com os olhos vendados ao tribunal. 

Quase 4 mil pessoas doam sangue após ataque

José Miguel Pires | há 1 mês

Quase 4 mil pessoas doaram sangue na sequência do ataque em Moscovo de sexta-feira, diz a agência estatal russa RIA Novosti.

O ataque fez mais de 130 mortos e pelo menos 154 feridos.

 

Washington rejeita envolvimento da Ucrânia no ataque em Moscovo

Lusa | há 1 mês

Os Estados Unidos garantiram hoje que a Ucrânia não teve qualquer envolvimento no atentado de sexta-feira nos arredores de Moscovo, depois de o presidente russo ter sugerido que os alegados autores tentavam escapar para aquele país.  

A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, afirmou, numa entrevista televisiva, que não existe "nenhuma prova" de "envolvimento ucraniano" no massacre reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).  

Também a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, Adrienne Watson, afirmou, em comunicado, que o EI "tem total responsabilidade" pelo ataque e que "não houve envolvimento ucraniano".

Washington rejeita envolvimento da Ucrânia no ataque em Moscovo

Os Estados Unidos garantiram hoje que a Ucrânia não teve qualquer envolvimento no atentado de sexta-feira nos arredores de Moscovo, depois de o presidente russo ter sugerido que os alegados autores tentavam escapar para aquele país.

Lusa | 16:12 - 24/03/2024

"Se conseguissem resolver morte de Kennedy". Zakharova ridiculariza EUA

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Aporta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, ridicularizou a explicação dada pelos Estados Unidos para o ataque terrorista levado a cabo na sexta-feira na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Krasnogorsk, nos subúrbios de Moscovo, tendo insinuado que o país foi demasiado rápido a concluir que a Ucrânia não está envolvida no ataque reivindicado pelo Estado Islâmico (EI).

Citando a representante do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adrienne Watson, que proferiu que “a Ucrânia não está envolvida no ataque terrorista em Krasnogorsk” e que “a culpa é do EI”, a chefe da diplomacia russa ‘brincou’ não só com a investigação do assassinato do presidente John F. Kennedy, como com a sabotagem do gasoduto Nord Stream, tendo equacionado que, talvez, os culpados também tenham sido membros do grupo terrorista.

Leia aqui.

Putin presta homenagem a vítimas do atentado terrorista em Moscovo

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente russo, Vladimir Putin, prestou homenagem às vítimas do ataque terrorista levado a cabo na sexta-feira na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Krasnogorsk, nos subúrbios de Moscovo.

Imagens divulgadas pelo Kremlin este domingo, que foi decretado dia de luto nacional, mostram o chefe de Estado a acender velas, antes de fazer o sinal da cruz.

"O presidente prestou homenagem aos mortos no ataque terrorista no Crocus City Hall", escreveu a presidência na publicação na rede social Telegram.

Não foram fornecidas mais informações nem a localização da vigília. 

Suspeitos vendados levados para sede do Comité de Investigação da Rússia

Daniela Filipe | há 1 mês

Os suspeitos do atentado terrorista de sexta-feira foram levados para a sede do Comité de Investigação da Rússia, em Moscovo.

Um vídeo divulgado pelo organismo mostra pelo menos três dos suspeitos vendados a serem transportados por agentes russos armados para o interior do edifício. 

Depois, dois dos homens surgem com as cabeças contra a parede, e as mãos algemadas atrás das costas.

"Fingi estar morta". Sobreviventes do ataque em Moscovo descrevem terror

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Quando quatro homens armados se dirigiram calmamente até aos detetores de metais e começaram a disparar indiscriminadamente contra quem estava na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Krasnogorsk, nos subúrbios de Moscovo, muitos optaram por se deitar no chão. Caso disso foi uma jovem que, a partir de uma cama de hospital, contou ter fingido estar morta para se proteger. Contudo, a rapariga a seu lado foi morta.

“Viram-nos. Um deles correu e começou a disparar contra as pessoas. Caí no chão e fingi estar morta. Estava a sangrar. A rapariga deitada ao meu lado foi morta”, recordou a jovem, não identificada, citada pelo The Guardian.

Leia a história aqui.

Estado Islâmico divulga imagens do atentado terrorista em Moscovo

Notícias ao Minuto | há 1 mês

O Estado Islâmico (EI) divulgou novas imagens do ataque terrorista levado a cabo, na sexta-feira, na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Krasnogorsk, nos subúrbios de Moscovo. Os vídeos, que mostram os atiradores a disparar indiscriminadamente contra a multidão, corroboram os argumentos de que a Ucrânia não esteve envolvida no atentado, apesar das acusações da Rússia.

As imagens foram publicadas pela agência de notícias do grupo terrorista, Amaq, segundo o The Guardian.

Número de mortos no ataque aumenta para 137

Carmen Guilherme | há 1 mês

O número de mortos no ataque voltou, este domingo, a aumentar, havendo a lamentar 137 vítimas, segundo revelou o Comité de Investigação da Rússia, citado pela agência estatal russa RIA Novosti. 

"Atualmente, foram encontrados no local do ataque terrorista os corpos de 137 pessoas, três das quais são crianças. A fiscalização da cena do crime continua. Até ao momento, foram identificados 62 corpos", informou.

Tajiquistão alerta Rússia que terroristas "não têm nacionalidade"

Lusa | há 1 mês

O Presidente tajique, Emomali Rakhmon, disse hoje ao homólogo russo, Vladimir Putin, que os terroristas não têm nacionalidade, em reação às informações veiculadas sobre o atentado em Moscovo.

Durante uma conversa telefónica com Putin, Rakhmon condenou "veementemente o ataque cruel e sangrento" e enfatizou "que os terroristas não têm nacionalidade, nem pátria, nem religião", informou em comunicado a Presidência do Tajiquistão.

Todos os envolvidos no ataque "são alvos legítimos" para a Rússia

Lusa | há 1 mês

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, disse hoje que todos os envolvidos no ataque a uma sala de concertos perto de Moscovo, que fez mais de 130 mortos, serão "alvos legítimos" para a Rússia.

"Vingar-nos-emos de todos. E os envolvidos, independentemente do seu país de origem ou estatuto, serão, a partir de agora, o nosso alvo legítimo e principal", escreveu Medvedev, no Telegram.

"Aguentem, seus canalhas", sublinhou, no dia de luto que a Rússia assinala após o ataque perpetrado na sexta-feira, na sala de concertos Crocus City Hall reivindicado pelo Estado Islâmico (EI).  

Ministro britânico lança dúvidas sobre versão russa do ataque em Moscovo

Lusa | há 1 mês

O ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, lançou hoje dúvidas sobre a versão de Vladimir Putin após o ataque a uma sala de espetáculos nos arredores de Moscovo, afirmando ter "muito pouca confiança" no que diz o governo russo.

Num discurso televisivo, no sábado, Vladimir Putin prometeu "punir" os responsáveis pelo ataque na sexta-feira à noite, que resultou na morte de pelo menos 133 pessoas, referindo que os responsáveis tinham sido detidos a caminho da Ucrânia, não fazendo referência à reivindicação do ataque pelo Estado Islâmico (EI).

Governo de Cabo Verde condena ataque a Moscovo

Lusa | há 1 mês

O Governo de Cabo Verde condenou o ataque a Moscovo que causou pelo menos 133 mortos, através de uma mensagem na rede social Facebook, na noite de sábado.

"É com profundo pesar e consternação que o Governo de Cabo Verde tomou conhecimento do hediondo ataque terrorista contra civis inocentes, em Moscovo", lê-se na publicação do Ministério dos Negócios estrangeiros cabo-verdiano.

Papa diz que "vil ataque" em Moscovo é "ato desumano que ofende a Deus"

Lusa | há 1 mês

O Papa Francisco condenou hoje, durante a a oração do Angelus, o "vil ataque terrorista" da última sexta-feira em Moscovo, que causou pelo menos 133 mortos, descrevendo-o como "um ato desumano que ofende a Deus".

"Empenho as minhas orações pelas vítimas do vil ataque terrorista perpetrado em Moscovo. Que o Senhor os acolha em paz e conforte as suas famílias", disse o pontífice, após a missa do Domingo de Ramos, diante dos mais de 25 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Grupo Crocus promete restaurar sala de concertos. "Nunca esqueceremos"

Daniela Filipe | há 1 mês

A empresa proprietária da sala de concertos destruída no atentado terrorista que vitimou pelo menos 133 pessoas assegurou, este domingo, que o edifício será restaurado.

“Nunca esqueceremos aqueles que foram vítimas de terroristas. O que foi destruído pelas suas mãos sujas será restaurado”, afirmou o Grupo Crocus, num comunicado citado pela agência Reuters.

Tudo o que restou do ataque do Estado Islâmico (EI) no Crocus City Hall, nos arredores de Moscovo, foram as vigas de suporte de ferro carbonizadas e as estruturas de aço de centenas de assentos. A sala de concertos, que tinha capacidade para mais de seis mil lugares, foi construída pelo Grupo Crocus, do bilionário Aras Agalarov, em 2009. Fazia, além disso, parte de um amplo complexo de centros comerciais, restaurantes e hotéis no extremo oeste da capital.

Remoção de escombros na sala de espetáculos continua

Daniela Filipe | há 1 mês

A remoção de escombros na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Krasnogorsk, nos subúrbios de Moscovo, prossegue este domingo, depois de, na sexta-feira, membros do Estado Islâmico (EI) terem levado a cabo um ataque terrorista no local.

De acordo com a agência TASS, as medidas de segurança foram reforçadas, tendo o perímetro sido isolado. Estão, também, caninos e membros da Guarda Nacional Russa no local.

Ainda assim, os cidadãos continuam a depositar flores e a acender velas.

Homenagens às vítimas do atentado na Rússia multiplicam-se. As imagens

Notícias ao Minuto com Lusa | há 1 mês

Vários países prestaram homenagem às vítimas do ataque de sexta-feira na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Krasnogorsk, nos subúrbios de Moscovo, levado a cabo pelo Estado Islâmico (EI).

O luto sentido na Rússia alastrou-se até países como Inglaterra, Dinamarca, Sérvia, Países Baixos, França, Alemanha, Finlândia e até mesmo Índia, nos quais as Embaixadas russas abrigam, agora, flores e ursos de peluche, numa referência às crianças que também perderam a vida ou ficaram feridas no atentado, tal como poderá ver aqui.

Embaixador russo nega ter recebido informação dos EUA sobre ataque

Daniela Filipe | há 1 mês

O embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, rejeitou que a Embaixada da Rússia em Washington tenha recebido qualquer alerta por parte daquele país quanto a um potencial ataque terrorista em Moscovo, este domingo.

"Não recebemos nenhuma notificação ou mensagem com antecedência. [...] Prestámos atenção a isso, mas [...] não tive contactos nem com a Casa Branca, nem com o Departamento de Estado sobre esta questão", disse o responsável, em declarações à RIA.

É que, recorde-se, o Departamento de Estado norte-americano emitiu um alerta, no dia 7 de março, através do qual informava que a Embaixada dos EUA na Rússia estava a "monitorizar relatórios" sobre "planos iminentes" de um grupo extremista para atacar "grandes aglomerados em Moscovo", que terá partilhado com o lado russo.

Rússia assinala dia de luto nacional. Bandeiras colocadas a meia haste

Daniela Filipe | há 1 mês

A Rússia acordou, este domingo, em dia de luto nacional pelas vítimas do ataque de sexta-feira na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Krasnogorsk, nos subúrbios de Moscovo, levado a cabo pelo Estado Islâmico.

As bandeiras dos edifícios foram hoje colocadas a meia haste, depois de, no sábado, o presidente russo, Vladimir Putin, se ter comprometido a localizar e a punir todos os responsáveis ​​pelo atentado que provocou pelo menos 133 mortos, incluindo três crianças, e 152 feridos.

Rússia assinala dia de luto nacional, o 30.º na história moderna do país

Entre 1993 e o atentado de sexta-feira, o luto nacional foi declarado 29 vezes.

Notícias ao Minuto com Lusa | 09:42 - 24/03/2024

EI reivindicou mais de 14 ataques na Rússia desde 2015. Eis a cronologia

Lusa | há 1 mês

O Estado Islâmico (EI) tem um histórico de ataques na Rússia como o de sexta-feira em Moscovo, reivindicando ações neste país desde 2015, incluindo assassinatos de polícias, matanças em igrejas, bombas num supermercado e múltiplos tiroteios.

Segundo números recolhidos pela EFE, o EI reivindicou ou foi responsável por pelo menos 14 ataques na Rússia entre 2015 e 2019, último ano em que se registou uma ação sua até à de sexta-feira na capital russa, em que pelo menos 133 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.

Veja a cronologia.

Líder norte-coreano envia condolências a Putin por ataque em Moscovo

Lusa | há 1 mês

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, enviou uma mensagem de condolências ao Presidente russo, Vladimir Putin, pelo ataque em Moscovo que causou pelo menos 133 mortos, informou hoje a agência de notícias estatal KCNA.

Na sequência da "súbita e triste notícia", o dirigente da Coreia do Norte "expressou as sinceras condolências e solidariedade ao Presidente russo e, através dele, ao Governo e ao povo russos, bem como às famílias enlutadas e às vítimas", avançou a agência de notícias oficial.

Para recordar...

Daniela Filipe | há 1 mês
  • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, desejou a rápida recuperação das vítimas do ataque em Moscovo, na sexta-feira à noite, segundo adiantou a vice-primeira-ministra russa, Tatyana Golikova, citada pelos 'media' do país. Até então, o chefe de Estado não se tinha pronunciado publicamente sobre o atentado.
  • As autoridades russas já identificaram 29 das 133 pessoas mortas, indicou o Ministério para as Situações de Emergência. Segundo as autoridades, pelo menos 133 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas depois de homens armados terem disparado na sexta-feira à noite contra centenas de pessoas que estavam numa sala de concertos de um centro comercial nos arredores da capital russa.
  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar "remeter a culpa" para Kyiv do atentado em Moscovo reivindicado pela organização terrorista internacional Estado Islâmico (EI). "O que aconteceu ontem (sexta-feira) em Moscovo é óbvio: Putin e os outros vilões estão apenas a tentar colocar a culpa noutras pessoas", disse Zelensky na sua mensagem diária, após as autoridades russas avançarem a hipótese de uma pista ucraniana.
  • O Governo norte-americano recordou ter tido informações prévias de que um "ataque terrorista" estava a ser planeado na Rússia e que partilhou o alerta com as autoridades russas.  

Início de acompanhamento

Daniela Filipe | há 1 mês

Bom dia´. Retomamos o acompanhamento AO MINUTO sobre os acontecimentos mais recentes do ataque em Moscovo, na Rússia. Poderá recordar a cobertura de sábado na ligação abaixo.

AO MINUTO: NATO condena ataque; Primeiras vítimas identificadas

Acompanhe AO MINUTO os últimos acontecimentos sobre o ataque em Moscovo, na Rússia.

Notícias ao Minuto | 07:38 - 23/03/2024

Recomendados para si

;
Campo obrigatório