Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 32º

Michel pediu união de todos os países para ajudar Ucrânia a vencer

O presidente do Conselho Europeu considerou hoje que o Espaço Económico Europeu, que comemora três décadas, "suportou as provações do tempo" e pediu a todos os países que o compõem ambição para fazer a Ucrânia prevalecer.

Michel pediu união de todos os países para ajudar Ucrânia a vencer
Notícias ao Minuto

11:21 - 22/03/24 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

"Vocês os três [Islândia, Noruega e Liechtenstein] são os parceiros mais próximos da União Europeia [UE]. Este ano é importante, é o do 30.º aniversário do nosso Espaço Económico Europeu comum [...], único no seu escopo e profundidade", disse Charles Michel, na cerimónia comemorativa deste organismo, em Bruxelas.

Para Charles Michel, o Espaço Económico Europeu "suportou as provações do tempo" e hoje "oferece grandes oportunidades económico-sociais e progressos fronteiriços".

"O comércio dentro do mercado interno já produziu 56 milhões de empregos", acrescentou.

E olhando para os próximos 30 anos, o presidente do Conselho Europeu, que está no final do mandato, pediu união de todos os países (os da UE e os outros três) para ajudar a Ucrânia a vencer a guerra iniciada pela Rússia, "fortalecendo a base industrial de defesa" europeia, que vai "deixar esta parceria em boas mãos, utilizando todas as possibilidades únicas que tem para enfrentar os desafios globais".

Leia Também: "Estado de guerra". Rússia deixa narrativa de "operação militar especial"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório