Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Países árabes felicitam Putin pela sua reeleição como presidente

Vários países árabes felicitaram hoje o presidente russo, Vladimir Putin, pela sua vitória nas eleições deste fim-de-semana, em que obteve 87,32% dos votos e foi reeleito para um quinto mandato, noticiou a EFE.

Países árabes felicitam Putin pela sua reeleição como presidente
Notícias ao Minuto

23:40 - 18/03/24 por Lusa

Mundo Rússia/Eleições

Dos países árabes que felicitaram Putin pela sua reeleição para um mandato até 2030 estão a Síria, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, felicitou o líder do Kremlin pela sua vitória, que contou com 76 milhões de votos, considerando que se tratou de "uma grande maioria que confirma a grande confiança do povo russo" em Putin e "nas suas políticas e visões estratégicas". A mensagem consta de um telegrama reproduzido pela agência noticiosa oficial síria SANA.

Na mensagem, Assad desejou que as relações bilaterais entre os dois países sejam mais prósperas, apesar de manterem uma aliança estreita há anos e de o Presidente sírio já ter manifestado a sua preferência por Putin em Moscovo, no início do mês, justificando que foi ele que "tomou a decisão de combater o terrorismo na Síria", enviando tropas russas para o país árabe em 2015.

Também o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, enviou um telegrama de felicitações a Putin, no qual expressou "os melhores desejos de sucesso, prosperidade (...) e progresso", segundo a agência noticiosa saudita SPA.

Putin visitou Riade em dezembro passado, altura em que afirmou que as relações entre os dois países "adquiriram uma qualidade e atingiram um nível que nunca tinham tido antes", especialmente nos últimos sete anos, desde que o rei saudita Salman bin Abdulaziz al Saud se tornou o primeiro monarca saudita a visitar Moscovo.

Bahrein e os Emirados Árabes Unidos enviaram igualmente mensagens de felicitações, desejando a Putin "êxito no desempenho das suas funções presidenciais, conduzindo a Rússia a um maior progresso, desenvolvimento e prosperidade".

O Kuwait e Omã manifestaram sentimentos semelhantes, tendo também manifestado a intenção de estreitar as relações bilaterais a Rússia durante a próxima legislatura.

Leia Também: Erdogan felicita Putin e volta a oferecer mediação para guerra na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório