Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Procurador-geral holandês abre inquérito preliminar

O procurador-geral da Holanda abriu hoje um inquérito preliminar para eventuais indiciamentos devido à queda na quinta-feira do avião das linhas aéreas malaias no leste da Ucrânia, anunciou a procuradoria, citada pela agência noticiosa AFP.

Procurador-geral holandês abre inquérito preliminar
Notícias ao Minuto

14:58 - 21/07/14 por Pedro Caldeira Rodrigues

Mundo MH17

"Thijs Berger, representante do procurador, está atualmente em Kiev", declarou à AFP Wim de Bruin, porta-voz do procurador-geral holandês.

O Boeing 777 da companhia aérea Malaysia Airlines despenhou-se quinta-feira no leste da Ucrânia numa zona controlada por separatistas pró-russos com 298 pessoas a bordo, incluindo 193 holandeses.

De imediato, as autoridades de Kiev acusaram os rebeldes de terem abatido o aparelho com um míssil de fabrico russo, acusação negada pelos líderes das regiões russófonas do leste ucraniano.

Wim de Bruin explicou que devido a uma lei aprovada há alguns anos, a Holanda pode perseguir suspeitos por crimes de guerra, mesmo em situações ocorridas no estrangeiro e no caso de uma ou várias vítimas serem de nacionalidade holandesa.

O porta-voz não forneceu mais detalhes sobre as atividades do representante do procurador na Ucrânia.

Uma equipa de peritos holandeses em medicina legal chegou hoje à cidade de Torez, onde estão reunidos os corpos das vítimas, enquanto os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) conseguiram aceder na sexta-feira ao local do desastre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório