Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Candidatos reconhecem vitória de Putin. "Povo mostrou que quer unir-se"

Os três candidatos derrotados por Vladimir Putin na corrida à Presidência da Rússia reconheceram hoje a vitória do atual chefe de Estado, que leva 88% dos votos nos 52% de boletins que já foram contabilizados.

Candidatos reconhecem vitória de Putin. "Povo mostrou que quer unir-se"
Notícias ao Minuto

21:15 - 17/03/24 por Lusa

Mundo Rússia/Eleições

"O povo da Rússia demonstrou como nunca à comunidade internacional que pode unir-se e consolidar-se", disse o candidato comunista, Nikolai Kharitonov, que teve 4% dos votos, seguido de Leonid Slutsky, do nacionalista Partido Liberal Democrata, e Vladislav Davankov, do Novo Partido Popular.

Kharitonov, de 75 anos, acrescentou, citado pela agência espanhola de notícias EFE, que teve um "resultado digno" nas eleições presidenciais russas, que a generalidade da comunidade internacional considera terem sido viciadas.

A vitória de Putin, disse, por seu turno, o candidato do Novo Partido Popular, foi "indubitável", mantendo o atual Presidente russo no poder por mais seis anos, até 2030.

Em quarto lugar ficou Leonid Slutski, com 3,12%, que classificou o resultado como "histórico".

Os 88% de Putin foram a votação mais elevada desde que chegou ao poder, no ano 2000, apesar da invasão da Ucrânia e das sanções económicas impostas contra a Rússia.

A oposição foi impedida de concorrer e organizar comícios, já que a Comissão Eleitoral Central não inscreveu os seus candidatos, que apoiavam a retirada das tropas da Ucrânia, por motivos técnicos ou irregularidades formais, lembra a EFE.

Leia Também: Zelensky acusa Putin de "simular eleição" para "governar para sempre"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório