Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Casa Branca pede para ver plano israelita para ofensiva em Rafah

O executivo norte-americano liderado por Joe Biden pretende ver o plano do Exército israelita para uma ofensiva em Rafah, aprovado hoje pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, realçou um porta-voz da Casa Branca.

Casa Branca pede para ver plano israelita para ofensiva em Rafah
Notícias ao Minuto

23:17 - 15/03/24 por Lusa

Mundo Israel

"Não apoiaremos um plano que não tenha em conta o milhão e meio de refugiados" palestinianos nesta zona do sul da Faixa de Gaza, alertou novamente John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano.

Benjamin Netanyahu anunciou hoje que o Exército está pronto "para o lado operacional e para a retirada da população".

Em reação, Kirby sublinhou que a Casa Branca "gostaria de ter a oportunidade de ver" os planos em questão.

O fosso entre o Presidente norte-americano e o primeiro-ministro israelita aumenta a cada dia e Joe Biden elogiou hoje o "bom discurso" da véspera do líder dos senadores democratas, Chuck Schumer, muito crítico para com Benjamin Netanyahu.

O senador estimou esta quinta-feira que "novas eleições são a única forma de permitir um processo de tomada de decisão saudável" sobre o futuro de Israel, considerando que o primeiro-ministro Netanyahu "perdeu o rumo, deixando a sua política de sobrevivência à frente dos melhores interesses" do seu país.

John Kirby foi hoje questionado sobre se Biden também pretende eleições em Israel: "Caberá ao povo israelita decidir", frisou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.

Joe Biden, que apoiou Israel quase incondicionalmente desde o ataque sem precedentes do Hamas em 07 de outubro, distancia-se cada vez mais de Benjamin Netanyahu.

A tensão poderá aumentar ainda mais no caso de uma ofensiva israelita em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, onde um milhão e meio de palestinianos encontraram refúgio.

A recente visita a Washington de Benny Gantz, membro do gabinete de guerra israelita e grande rival político de Benjamin Netanyahu, foi também interpretada como uma indicação da crescente desconfiança dos Estados Unidos em relação ao chefe do Governo israelita.

Gantz não viu Joe Biden, mas esteve com a vice-presidente Kamala Harris e o chefe da diplomacia, Antony Blinken.

Joe Biden e Benjamin Netanyahu falaram pela última vez em 15 de fevereiro, e o clima entre os dois líderes, cuja relação sempre foi difícil, continuou tenso desde então.

Para além do conflito e da crise humanitária, os dois líderes divergem completamente quanto às perspetivas a longo prazo para a região.

O primeiro-ministro israelita rejeitou pública e firmemente a perspetiva de um futuro Estado palestiniano, que a Casa Branca defende.

Israel e o Hamas estão em guerra desde 07 de outubro de 2023, quando operacionais do grupo islamita palestiniano fizeram um ataque sem precedentes em solo israelita, matando cerca de 1.200 pessoas e sequestrando cerca de 240 outras.

Em resposta, Israel lançou uma ofensiva militar na Faixa de Gaza que já causou cerca de 31.500 mortos, segundo o governo do Hamas.

Leia Também: Alemanha diz que ofensiva israelita em Rafah é injustificável

Recomendados para si

;
Campo obrigatório