Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Casal foi atrás das casas de 1€ em Itália. Eis quanto acabou por gastar

Casal norte-americano partilhou a sua história com a cidade de Sambuca, na Sicília.

Casal foi atrás das casas de 1€ em Itália. Eis quanto acabou por gastar
Notícias ao Minuto

18:15 - 15/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Gary e Tam Holm são um casal norte-americano que foi conquistado pelas famosas casas à venda por 1 euro em Itália, com o objetivo de combater a desertificação. Contudo, o casal acabou por gastar, no total, cerca de 160 mil euros, uma vez que se acabou por apaixonar pela região, mas sem conseguir a 'famosa' casa de um euro.  Ainda assim, Gary e Tam não se arrependem da compra que os levou até Sambuca di Sicilia. 

Numa entrevista ao Business Insider, Tam contou que tudo começou em 2019, quando leu na Internet sobre o assunto. Recorde-se que foi nesse ano que a cidade colocou dezenas de casas à venda por um euro para dar nova vida à região - uma iniciativa que se espalhou por outras zonas de Itália. 

"Lembro-me de ter lido um artigo online em 2019 sobre as casas de um euro quando Gary trabalhava em Inglaterra, muito mais perto da Sicília do que da nossa cidade natal, Los Angeles", disse. 

Na altura, Tam enviou um e-mail para um contacto que encontrou e recebeu uma resposta de Leo Ciaccio,  autarca de Sambuca, que explicou que havia passeios pela cidade e visitas às casa, caso o casal tivesse interesse em conhecer melhor o programa. 

"Ela [Tam] fez a tour e viu as propriedades, mas com certeza tínhamos algumas dúvidas, tipo, 'Será que estão mesmo a vender estas casas por um euro?'. Acontece que os leilões começaram com um euro. Acabámos por licitar 5.000 euros por uma e perdemos", disse Gary. 

"Mas sabíamos que esta cidade era especial. Apaixonei-me imediatamente. Então, em vez disso, optamos por uma venda privada. Vimos talvez 10 ou 15 casas, e aquela que escolhemos era especial", acrescentou.

Tam contou que o investimento inicial na casa foi de 19 mil euros. Na altura, acharam que só teriam de pintar o local, mas o cenário alterou-se. "A casa precisava de canalização, alguns trabalhos elétricos e muito mais", disse. Ao perceberem que a casa ao lado também estava à venda, acabaram por comprá-la por 8 mil euros. No total, gastaram cerca de 160 mil euros.

"Se  tivesses a sorte de conseguir uma das casas de um euro, eles tratariam da maior parte da papelada, mas havia algumas estipulações. Tinhas um prazo para reformar, tinhas que contratar alguns empreiteiros e havia muita orientação", disse. 

Ainda assim, notou: "Penso que o programa de 1 euro é brilhante porque deu a algumas pessoas a oportunidade de comprar casas por muito pouco dinheiro e trouxe-nos até aqui", acrescentou.

O casal partilha um pouco da sua vida e da remodelação em curso nas redes sociais.

Leia Também: Mãe e três filhos menores morrem em incêndio num apartamento em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório