Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

'Monkey Queen'. Ação legal pode 'obrigar' Bansky a revelar a identidade

Artista poderá ter de comparecer perante a justiça para prestar declarações sobre a obra 'Monkey Queen'.

'Monkey Queen'. Ação legal pode 'obrigar' Bansky a revelar a identidade
Notícias ao Minuto

14:47 - 13/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Arte

Nicky Katz e Ray Howse, dois colecionadores de arte, entraram com uma ação legal contra a Pest Control, a empresa encarregada de autenticar as obras de Banksy. A ação pode levar a uma revelação há muito aguardada.

Em causa está uma peça de arte intitulada 'Monkey Queen'. A peça foi adquirida por 30 mil libras [mais de 35 mil euros] e sobre ela recaem dúvidas sobre a autenticidade.

Esta questão é crucial, pois afeta diretamente o valor de mercado da obra, avaliada entre 55 mil libras e 70 mil libras, motivo pelo qual os dois colecionadores exigem informações sobre a mesma.

Em casos como estes, explica o The Guardian, pode exigir-se que o artista forneça testemunho ou evidências. Isso coloca em risco o anonimato de Banksy, uma vez que procedimentos legais exigem a identificação clara das partes envolvidas.

A acontecer, o arista, cuja identidade é anónima, poderá ter de 'dar a cara' para prestar declarações e assim revelar de quem se trata, acabando assim com todo o mistério que se tornou numa das suas imagens de marca.

Leia Também: 25 Abril. 'Chaimite' da Revolução dos Cravos percorre Coimbra no sábado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório