Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Robô controlado por IA toca inadequadamente em jornalista e gera polémica

O momento gerou controvérsia e rapidamente se tornou viral nas redes sociais, gerando preocupações sobre o comportamento do robô.

Robô controlado por IA toca inadequadamente em jornalista e gera polémica
Notícias ao Minuto

23:52 - 12/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Arábia Saudita

A Arábia Saudita lançou o seu primeiro robô configurado com Inteligência Artificial (AI), contudo, as razões pela qual está a ser falado não são as melhores. Durante uma reportagem, num evento em Riade, o robô, com o nome Mohammad, tentou apalpar uma jornalista. A situação causou constrangimento e rapidamente se tornou viral. 

O incidente aconteceu no dia 4 de março, durante o DeepFest, aquele que é considerado o maior evento de tecnologia do país.

Rawya Kassem, jornalista do Rawya Kassem, fazia uma apresentação ao microfone, acabando por dizer o nome do robô, quando este estende a mão e parece tentar tocar-lhe de forma inadequada.

A jornalista vira-se para o robô, ergue a mão e parece pedir-lhe que pare, continuando, depois, com o seu trabalho.

O momento gerou controvérsia e rapidamente se tornou viral nas redes sociais, gerando preocupações sobre o comportamento do robô, que muitos acusaram de assédio sexual. Outros, por sua vez, disseram que o robô mexeu a mão por ter ouvido o seu nome. Note-se, contudo, que além deste vídeo que se tornou viral, há outro em que o robô também acaba por voltar a fazer o mesmo movimento.

A empresa de robótica QSS, que desenvolveu Mohammad, disse ao Metro UK que o robô é "totalmente autónomo" e funciona "de forma independente, sem controlo humano direto".

"Já efetuámos uma análise minuciosa das imagens e das circunstâncias que rodearam o incidente e não houve desvios do comportamento esperado de Mohammad, no entanto, tomaremos medidas adicionais para evitar que alguém se aproxime do Robot dentro das suas áreas de movimento", afirmou a QSS.

Leia Também: Consultor promoveu telefonemas automáticos com voz falsificada de Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório