Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 24º

Trump tem de pagar custas à empresa do ex-espião britânico Steele

Donald Trump vai ter de pagar pelo menos 300 mil libras de custas judiciais à sociedade de um ex-espião britânico, que tinha processado depois da publicação de um relatório que o comprometia.

Trump tem de pagar custas à empresa do ex-espião britânico Steele
Notícias ao Minuto

07:28 - 08/03/24 por Lusa

Mundo EUA

A decisão judicial foi conhecida na quinta-feira em Londres.

Um relatório do ex-espião Christopher Steele sobre os alegados laços de Donald Trump com a Federação Russa tinha provocado uma tempestade política em 2017.

O antigo presidente, que volta a ser candidato à Presidência dos EUA, tinha recorrido ao principal tribunal britânico em nome da lei de proteção de dados por causa do relatório, que agregava informações não confirmadas e evocava em particular um vídeo de caráter sexual.

Trump tinha processado a sociedade de informação privada do ex-agente dos serviços de informações britânicos, o MI6, a Orbis Business Intelligence, e reclamava uma indemnização por perdas morais.

Mas a justiça britânica rejeitou em 01 de fevereiro as pretensões de Trump.

Em decisão obtida hoje pela agência noticiosa britânica PA, a juiza do Tribunal Superior britânico indicou que Trump teria de pagar as custas judiciais da Orbis relativas "ao conjunto da queixa".

A empresa do ex-espião avaliou estes custos em mais de 600 mil libras, segundo a juíza.

Por agora, ordenou o pagamento de 300 mil libras por Trump, enquanto se espera que um juiz especialista decida o total das custas.

Por encomenda dos democratas durante a campanha para as eleições de 2016, Christopher Steele recolheu informação bruta, não confirmada, que ligava Trump à Federação Russa.

O relatório sugeria que o presidente russo, Vladimir Putin, tinha "apoiado e dirigido" uma operação para "promover" a candidatura de Trump às presidenciais dos EUA desde "há pelo menos cinco anos".

Leia Também: Supremo Tribunal vai analisar em 25 de abril a imunidade pedida por Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório