Procurar

Israel não reconhece Palestina como Estado observador na ONU

O Conselho de Ministros de Israel, presidido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, adoptou, este domingo, uma resolução oficial que rejeita o reconhecimento pela ONU da Palestina como Estado observador.

Notícias ao Minuto
Lusa
02/12/2012 12:05 ‧ há 12 anos por Lusa

“Rejeitamos a resolução 67/191 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 29 de Novembro de 2012”, diz o artigo 1 do texto aprovado por unanimidade pelos ministros do Governo de Israel.

Na primeira reunião desde que a Assembleia Geral das Nações Unidas concedeu o estatuto de Estado não-membro observador na ONU à Palestina, numa votação histórica na quinta-feira, os ministros israelitas defenderam o “direito natural, histórico e legal do povo judeu à sua terra e à sua capital eterna, Jerusalém”.

“O Estado de Israel, como Estado do povo judeu, tem o direito a reclamar os territórios que disputa na Terra de Israel”, afirmaram.

Os ministros israelitas rejeitam tanto o conteúdo geral da resolução internacional, como as consequências legais e políticas, entre elas a de que pode servir de marco para futuras negociações de paz.

A ONU reconheceu ao povo palestino o direito à autodeterminação e à independência “nas fronteiras de 1967”, uma formulação que o Governo de Natanyahu considerou inválida.

O primeiro-ministro insistiu nas ideias que tem defendido nas últimas semanas, de que os palestinianos cometeram uma “flagrante violação” dos Acordos de Oslo quando acorreram à ONU em busca de reconhecimento e assegurou que não se criará um Estado palestiniano “sem um acordo que garanta a segurança dos israelitas”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10