Procurar

Explosão registada perto de navio ao largo da costa do Iémen

Uma explosão foi registada perto de um navio ao largo da costa do Iémen, onde os rebeldes Huthis estão a intensificar os ataques à navegação mercante, afirmou hoje a empresa de segurança marítima Ambrey.

Explosão registada perto de navio ao largo da costa do Iémen

© Mohammed Hamoud/Getty Images

Lusa
06/03/2024 13:01 ‧ há 1 ano por Lusa

Mundo

Iémen

"Uma embarcação próxima relatou uma explosão perto de um graneleiro com pavilhão de Barbados e pertencente a uma empresa norte-americana", informou a empresa britânica, especificando que se encontrava a 57 milhas náuticas (105 quilómetros) a sudoeste da cidade de Aden.

A agência britânica de segurança marítima, UKMTO, tinha anteriormente indicado que um navio comercial tinha sido contactado por "uma entidade que se fazia passar pela Marinha do Iémen, ordenando-lhe que mudasse de rota". 

Em seguida, comunicou um "incidente" na mesma zona, sem dar mais pormenores.

Segundo a Ambrey, tratava-se do mesmo navio graneleiro. Desconhece-se se a explosão provocou danos materiais no navio.

Os rebeldes Huthis, próximos do Irão, atacam desde novembro, no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, navios comerciais que consideram estar ligados a Israel, alegando solidariedade com os palestinianos no contexto da guerra na Faixa de Gaza, onde Israel combate o movimento islamita palestiniano Hamas.

Desde que os Estados Unidos criaram uma força multinacional de proteção marítima e atacaram as suas posições no Iémen, por vezes com a ajuda do Reino Unido, os insurretos têm também como alvo navios norte-americanos e britânicos.

Na terça-feira, o exército dos Estados Unidos afirmou ter abatido um míssil rebelde e três 'drones' (aeronaves não tripuladas) que visavam um contratorpedeiro da Marinha norte-americana no Mar Vermelho.

No dia anterior, os Huthis atacaram um navio porta-contentores pertencente ao armador italo-suíço MSC, alegando que se tratava de um "navio israelita".

Leia Também: ONU. Ataques Hutis no Mar Vermelho complicam "mediação" de paz no Iémen

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10