Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Alemanha quer analisar reintrodução do serviço militar obrigatório

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, sublinhou hoje a necessidade de analisar e discutir possíveis modelos para a reintrodução do serviço militar obrigatório, embora não tenha fixado uma data para uma decisão.

Alemanha quer analisar reintrodução do serviço militar obrigatório
Notícias ao Minuto

14:27 - 05/03/24 por Lusa

Mundo Alemanha

Num encontro com a imprensa, disse que ainda não tinha tomado uma decisão preliminar, quando questionado sobre um artigo do semanário Der Spiegel, segundo o qual o ministro pretende chegar a uma conclusão até 2025.

Pistorius disse que os modelos estão a ser revistos e que também irá analisar esta questão durante a sua viagem à Suécia, Noruega e Finlândia -- que começa hoje -, embora reconheça que tem uma "certa fraqueza" pelo modelo sueco.

"Depois vou formar uma opinião, vou consultar alguns colegas políticos sobre qual é o caminho certo, qual é o modelo certo, e se será em 2025 ou num ano posterior, veremos", acrescentou.

Salientou que, de qualquer modo, ainda não foi decidido nada porque, como é sabido, disse, precisa de maiorias para o fazer.

"São discussões que estamos apenas a começar a levantar, mas que temos de realizar, disso estou convencido", disse.

O Der Spiegel noticiou hoje que, de acordo com um documento interno a que teve acesso, "o ministro tenciona tomar uma decisão sobre o serviço militar obrigatório antes do final da presente legislatura".

Assim, de acordo com o semanário, Pistorius deu instruções ao seu ministério para apresentar até 01 de abril "opções para um modelo de serviço militar que, de acordo com a ameaça, seja escalável a curto prazo e contribua para a resiliência da nação como um todo".

Leia Também: Armas para Kyiv? Berlim atribui fuga de informações a "erro individual"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório