Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Dois mortos em incêndios no Texas. Cerca de 527 mil hectares devastados

Os incêndios florestais no Texas, que já devastaram cerca de 527 mil hectares numa semana, continuam ativos e causaram a morte a pelo menos duas pessoas, de acordo com as autoridades norte-americanas.

Dois mortos em incêndios no Texas. Cerca de 527 mil hectares devastados
Notícias ao Minuto

06:36 - 05/03/24 por Lusa

Mundo Texas

O Serviço Florestal da Universidade Texas A&M adiantou hoje que existem cinco incêndios florestais ativos.

Um destes, chamado Smokehouse Creek, o maior da história deste Estado norte-americano, no condado de Hutchinson, afetou quase 405.000 hectares.

Temperaturas superiores ao normal neste mês de inverno, baixos níveis de humidade e ventos fortes contribuíram para a propagação das chamas, mas o Serviço Meteorológico Nacional (NWS) indicou hoje que uma frente fria irá aliviar as condições.

"Embora a previsão não contenha chuva, os ventos e os valores de humidade relativa não atingirão os limites favoráveis a incêndios no início desta semana", destacou a estação NWS em Amarillo, 750 quilómetros a noroeste de Austin.

Os incêndios foram particularmente destrutivos na região de Panhandle, no norte do Texas, onde é criado quase 85% do gado daquele Estado.

As autoridades informaram que Joyce Blankenship, uma ex-professora de 83 anos, morreu no incêndio em sua casa na cidade de Stinnet, 55 quilómetros a nordeste de Amarillo.

Outra vítima, identificada como Cindy Owen e cujo camião ficou envolto em chamas a sul do Canadá, 160 quilómetros a nordeste de Amarillo, morreu num hospital de Oklahoma, para onde tinha sido transportada.

No domingo, as autoridades do condado de Hutchinson determinaram a retirada dos moradores da cidade de Fritch, 55 quilómetros a norte de Amarillo, durante cerca de três horas, à medida que as chamas de um novo incêndio, denominado Roughneck, se aproximavam.

Os bombeiros conseguiram conter 25% deste incêndio quando este consumiu cerca de 120 hectares, e as autoridades referiram que não houve danos nos edifícios.

Leia Também: Tempo dificulta combate ao maior incêndio florestal da história do Texas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório