Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 29º

Bulgária e Roménia iniciam protocolo com UE para reforçar fronteiras

A Bulgária e a Roménia firmaram um protocolo com a Comissão Europeia para reforçar o controlo fronteiriço e procurar uma maneira de acelerar os processos de requisição de asilo e fazê-lo com maior segurança, foi hoje anunciado.

Bulgária e Roménia iniciam protocolo com UE para reforçar fronteiras
Notícias ao Minuto

12:31 - 04/03/24 por Lusa

Mundo fronteiras

O protocolo com os dois países que estão prestes a aderir ao espaço Schengen de livre circulação foi anunciado pelo executivo comunitário.

Em comunicado, a Comissão Europeia referiu que o acordo foi feito na sequência de "projetos-piloto dos dois países para um acesso rápido a asilo e repatriações iniciado em março de 2023".

Através da cooperação acordada hoje, Sófia e Bucareste "vão contribuir ainda mais para os esforços europeus conjuntos de segurança nas fronteiras externas e desafios migratórios", segundo acrescentou a mesma nota informativa.

No final do mês é expectável que os dois países integrem o espaço Schengen, o que irá eliminar numa fase gradual controlos aéreos e marítimos fronteiriços, à semelhança do que já acontece, por exemplo, em Portugal.

Em dezembro de 2023, os Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram por unanimidade a adesão gradual da Roménia e da Bulgária ao espaço Schengen, após a Áustria ter levantado o seu veto.

A Áustria, destino e passagem dos migrantes que entram na Europa através da chamada rota dos Balcãs, tinha sérias reservas sobre a entrada destes dois países no espaço Schengen.

Leia Também: Bulgária antecipa fim da sua insenção para importar petróleo russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório