Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Conferência sobre sida ensombrada com morte de delegados

A Conferência Internacional sobre Sida arrancou hoje na Austrália ensombrada com a morte de alguns delegados à reunião, que viajavam no Boeing-777 da Malaysia Airlines que caiu quinta-feira no leste da Ucrânia.

Conferência sobre sida ensombrada com morte de delegados
Notícias ao Minuto

17:27 - 18/07/14 por Lusa

Mundo MH17

Os organizadores do encontro expressaram profunda tristeza pela perda na quinta-feira de muitos delegados que viajam no voo MH17, que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur com 298 pessoas a bordo.

"É um momento difícil. Perdemos amigos, ativistas e pessoas que são a voz dos sem voz", disse o diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas Sobre o HIV/SIDA (ONUSIDA), Michel Sidibé, falando na abertura da Conferência.

"Esta é uma perda enorme para a nossa comunidade. Trabalhamos juntos em todo o mundo para combater o VIH", vírus que causa a sida, considerou, por seu turno, o primeiro-ministro do governo do estado australiano de Victoria, Denis Napthine, citado numa nota do ONUSIDA.

Mais de uma centena de delegados de origem holandesa, entre médicos e ativistas, que iam participar na Conferência Internacional sobre SIDA na cidade australiana de Melbourne, perderam a vida na queda do avião da Malaysia Airlines.

No início da conferência que, oficialmente decorre entre os dias 20 e 25 de julho, foram apresentadas mensagens de líderes internacionais, nomeadamente do Presidente norte-americano, Barack Obama.

Na sua mensagem, o diretor executivo do ONUSIDA, Michel Sidibé, afirmou: "acabar com Sida é o único sonho que todos devemos ter".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório