Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 20 mortos em inundações no Afeganistão

Pelo menos 20 pessoas morreram e 14 outras ficaram feridas devido às inundações repentinas e à forte queda de neve que atingiram o Afeganistão na semana passada, informaram hoje autoridades talibãs.

Pelo menos 20 mortos em inundações no Afeganistão
Notícias ao Minuto

15:40 - 02/03/24 por Lusa

Mundo Afeganistão

As mortes foram causadas por "chuvas torrenciais, queda de neve e inundações repentinas", cerca de metade das quais nos últimos três dias, afirmou o porta-voz do Ministério da Gestão de Catástrofes dos Talibãs, Mullah Janan Sayeq.

Desde 20 de fevereiro, as condições meteorológicas danificaram 403 casas, total ou parcialmente destruídas, e mataram mais de 5.140 cabeças de gado.

As catástrofes naturais estão a aumentar em intensidade e gravidade, tornando o Afeganistão o quarto país mais em risco e o oitavo mais vulnerável e menos preparado para se adaptar à crise climática, de acordo com um relatório recente do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA, na sigla inglesa).

Segundo o OCHA, o Afeganistão está a suportar o peso das alterações climáticas, apesar de contribuir com apenas 0,08% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

Leia Também: ONU condena execuções públicas no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório