Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Parlamento do Gana fica sem luz em plena sessão por dívida milionária

Empresa de eletricidade do país reclama uma dívida de cerca de 1,68 milhões de euros.

Parlamento do Gana fica sem luz em plena sessão por dívida milionária
Notícias ao Minuto

08:37 - 01/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Gana

O parlamento do Gana ficou sem luz no preciso momento em que os parlamentares debatiam o discurso de Estado da Nação do presidente do país, na quinta-feira.

Segundo a BBC, por trás do corte de fornecimento de energia está uma dívida para com a Companhia Elétrica do Gana (ECG, na sigla em inglês) de 23 milhões de cedi ganeses (cerca de 1,68 milhões de euros).

Alguns minutos após o corte do fornecimento de eletricidade, no entanto, um gerador permitiu voltar a acender as luzes do parlamento, ainda que de forma poupada: só na câmara onde se encontravam os deputados. Outros, que utilizavam os elevadores do edifício no momento do corte, ficaram presos nos mesmos.

O diretor de comunicações da empresa fornecedora de energia, William Boateng, disse à agência de notícias Reuters que ordenou o corte do fornecimento de eletricidade devido à recusa do parlamento em "honrar os avisos de exigência de pagamento".

A energia foi restabelecida na totalidade após o parlamento do Gana ter pago 13 milhões de cedi (cerca de 950 mil euros), prometendo saldar a restante dívida no espaço de uma semana.

"As desconexões são para todos; quem não paga e não encontra maneira de resolver o assunto, a equipa desconecta", continuou Boateng.

Leia Também: Eletricidade em baixa tensão? Concurso lançado até junho de 2025

Recomendados para si

;
Campo obrigatório