Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 27º

Partido Trabalhista derrotado anunciado em eleição parcial em Rochdale

O Partido Trabalhista é o derrotado anunciado das eleições legislativas parciais de hoje na circunscrição de Rochdale, norte de Inglaterra, pois estará ausente do boletim de voto porque destituiu o próprio candidato.

Partido Trabalhista derrotado anunciado em eleição parcial em Rochdale
Notícias ao Minuto

09:37 - 29/02/24 por Lusa

Mundo Partido Trabalhista

O principal partido da oposição britânica e favorito para manter o lugar retirou o apoio a Azhar Ali depois de terem sido publicados pela imprensa comentários que ele fez alegadamente e que foram classificados como antissemitas.

Como a decisão foi tomada depois do prazo para poder substituir o candidato, Azhar Ali continua no boletim de voto como representante do 'Labour' (Partido Trabalhista), mas se for eleito não fará parte da bancada parlamentar trabalhista. 

Isto significa que o Partido Trabalhista, que em 2019 teve mais votos em Rochdale do que os restantes outros quatro candidatos juntos, vai perder o assento até agora ocupado pelo antigo deputado Tony Lloyd, que morreu em janeiro.

Quem vai tentar aproveitar a situação são dois antigos deputados do Partido Trabalhista, George Galloway e Simon Danczuk.

Galloway foi expulso do 'Labour' em 2003 por criticar a guerra no Iraque e desde então foi reeleito duas vezes contra a sua antiga força política.

Em Rochdale, concorre pelo Partido dos Trabalhadores do Reino Unido, que fundou em 2019, com uma campanha centrada no conflito na Faixa de Gaza e na defesa de um cessar-fogo.

Galloway é um conhecido ativista pró-palestiniano, pelo que está a tentar aproveitar o descontentamento com o conflito, sobretudo da comunidade muçulmana, que representa 36% da população daquele subúrbio de Manchester.

Por seu lado, Simon Danczuk, que foi afastado do Partido Trabalhista devido a um escândalo relacionado com o envio de mensagens de teor sexual a uma jovem de 17 anos, é candidato pelo partido de extrema-direita Reform, antigo Partido do 'Brexit'. 

Rochdale votou a favor do 'Brexit' (saída do Reino Unido da União Europeia) em 2016 e a imigração tem sido um dos temas levantados durante a campanha eleitoral. 

Ao todo, concorrem 11 candidatos, incluindo Guy Otten, que também foi abandonado pelo Partido Verde durante a campanha devido a comentários antigos nas redes sociais sobre o conflito palestiniano. 

A votação decorre entre as 07h00 e as 22h00 (a mesma hora em Portugal) e os resultados deverão ser anunciados durante a madrugada. 

Leia Também: Conservadores britânicos perdem mais dois lugares no parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório