Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 18º MÁX 28º

Nova Zelândia vai mesmo revogar lei que proíbe gerações futuras de fumar

É oficial. Lei será revogada já na próxima semana.

Nova Zelândia vai mesmo revogar lei que proíbe gerações futuras de fumar
Notícias ao Minuto

23:35 - 27/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Nova Zelândia

É mesmo oficial. A Nova Zelândia vai revogar, na próxima terça-feira, a lei que proibia a venda de tabaco às gerações futuras e que entraria em vigor já em julho deste ano. A informação foi avançada pelo governo, segundo noticia a Reuters. 

A lei pioneira a nível mundial, recorde-se, ia proibir a venda de tabaco  a pessoas nascidas depois de 1 de janeiro de 2009. Além disso, previa também a redução do teor de nicotina no tabaco e a redução do número de retalhistas de tabaco em mais de 90%. 

Agora, o novo governo de coligação, eleito em outubro, confirmou a revogação da lei, com caráter de urgência, na terça-feira. Desta forma, a lei será anulada de imediato, sem consulta pública, e não como estava previsto após serem anunciados estes planos, em novembro.

A ministra adjunta da Saúde, Casey Costello, assegurou que o governo quer reduzir o tabagismo, mas com uma abordagem diferente.  "Em breve, apresentarei ao governo um pacote de medidas para aumentar os instrumentos disponíveis para ajudar as pessoas a deixarem de fumar", disse.

No entanto,  investigadores e ativistas não têm visto a decisão com bons olhos, alertando para o risco de morte.

Recorde-se que a lei pretendia não só prevenir milhares de mortes relacionadas com o tabagismo, como também poupar milhares de dólares ao serviço nacional de saúde do país.

Leia Também: Criado fundo global para financiar luta contra o tabaco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório