Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Sérvia defende que China pode decidir "quando e como" agir com Taiwan

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, disse hoje que cabe à China decidir "o quê, quando e como" agir em relação a Taiwan, defendendo que a ilha faz parte do território chinês.

Sérvia defende que China pode decidir "quando e como" agir com Taiwan
Notícias ao Minuto

22:05 - 27/02/24 por Lusa

Mundo Aleksandar Vucic

"Taiwan é a China e cabe-lhe a si decidir o quê, quando e como o vai fazer. Ponto final", afirmou o líder nacionalista sérvio numa entrevista à emissora estatal chinesa CGTN, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

"É o vosso território e o vosso povo", disse Vucic, sublinhando que a Sérvia defende o princípio de "uma só China", segundo o qual o governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China.

Já a União Europeia, à qual a Sérvia aspira pertencer, também apoia o princípio de uma só China, mas por outro lado é defensora da manutenção do status quo e a resolução pacífica dos diferendos entre a China e Taiwan.

Na segunda-feira, Vucic revelou que o Presidente chinês Xi Jinping irá visitar a Sérvia este ano, sendo esta a segunda visita de Xi à Europa nos últimos quatro anos, uma vez que teve um encontro rápido com o Presidente russo Vladimir Putin, em março do ano passado.

O presidente sérvio sublinhou que as relações entre a Sérvia e a China estão no seu "pico histórico" e serão ainda mais reforçadas com base num acordo de comércio livre recentemente celebrado.

Leia Também: Taiwan. 5 navios de vigilância chineses passaram perto das ilhas Kinmen

Recomendados para si

;
Campo obrigatório